serviço de home care serviço de home care

Entenda a diferença entre serviço de home care e cuidador de idosos

7 minutos para ler

Na hora de procurar por cuidados para os pais e avós, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual modalidade contratar. Afinal, o que é melhor o serviço de home care ou um cuidador de idosos? Bem, não há uma resposta certa e a escolha deve se basear nas necessidades de cada pessoa.

De forma geral, o home care oferece uma infraestrutura de cuidado muito maior, com ampla gama de ações. Isso é essencial para casos em que há doenças ou necessidades especiais. Por outro lado, para idosos muito independentes, muitas vezes, um cuidador é suficiente. Para que você entenda melhor cada um desses serviços, preparamos este post para você!

O que é um serviço de home care?

Essa modalidade de atendimento domiciliar abrange vários tipos de serviços importantes para que o idoso tenha uma assistência à saúde completa em sua residência. Desse modo, inclui ações multidisciplinares da medicina, da enfermagem, da fisioterapia, da nutrição etc. Ou seja, busca-se oferecer grande parte das atividades que seriam realizadas dentro do ambiente hospitalar, apesar de não substituí-lo em todos os casos.

Assim, você terá a garantia de que o idoso poderá viver com segurança em sua casa com a maior comodidade possível. Portanto, o home care pode melhorar a vida de alguém que está envelhecendo e precisa de assistência para a execução das atividades cotidianas, fornecer cuidados especiais, auxiliar no processo de recuperação de uma agravo médico etc.

Todos esses serviços poderão ser prestados a curto e longo prazo de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. Além disso, o home care também engloba toda a demanda por equipamentos, como camas, cadeira de rodas, andadores etc. Ou seja, é a assistência completa.

Por conseguinte, essa modalidade é a chave para melhorar ainda mais a qualidade de vida na terceira idade. Afinal, ela:

  • alia a segurança a uma maior autonomia do idoso;
  • auxilia no gerenciamento das condições médicas, como doenças crônicas, cirurgias, entre outras;
  • reduz as hospitalizações;
  • facilita a recuperação de lesões etc.

Com isso, você terá a certeza de todo o cuidado será garantida dentro do conforto e da intimidade do lar da pessoa. Entre as atividades comuns a todo o serviço de home care, estão:

  • auxílio nas atividades cotidianas, tais quais tomar banho, fazer as necessidades fisiológicas, vestir-se etc.;
  • companhia empática e cuidadosa;
  • assistência na gestão das tarefas domésticas;
  • serviços de reabilitação e terapia;
  • cuidados interdisciplinares de curto ou longo prazo para diversas condições, como acamados, traqueostomizados, entre outros.

O que faz um cuidador de idosos?

Por sua vez, o cuidador de idosos é um profissional que está ali para fazer companhia e ajudar o idoso a realizar suas atividades diárias. Assim, não é um serviço com uma assistência completa e, portanto, não inclui os equipamentos nem os profissionais mais especializados, como os enfermeiros. Qualquer procedimento mais invasivo ou ação de reabilitação terá de ser contratado separadamente.

Pela lei brasileira, o cuidador de idosos é considerado um empregado doméstico, cujas principais atribuições são:

  • ajuda nas atividades pessoais diárias, como escovar dentes e tomar banho;
  • troca de fraldas, quando necessário;
  • preparo de refeições;
  • realização de tarefas domésticas, como limpeza e higienização do ambiente etc.

Quais são as diferenças do home care e do cuidador de idosos?

O serviço de home care e do cuidador de idosos não são mutuamente exclusivos. Na verdade, a participação desse profissional é essencial em uma equipe de assistência domiciliar. No entanto, além dele, haverão outros participantes no processo e a implementação de toda a infraestrutura necessária para o sucesso.

Realização de procedimentos invasivos

Na maioria das vezes, o cuidador de idosos não recebe uma formação técnica ou superior na área da saúde, como enfermagem ou fisioterapia. Desse modo, ele não está autorizado a executar nenhum procedimento invasivo, como punções venosas, administração de medicamentos intramusculares etc. Assim, você precisará contratar um profissional ou ir até um serviço médico/farmacêutico sempre que essas ações forem necessárias.

No home care haverá a participação de enfermeiros e outros profissionais da saúde de forma a oferecer todo o atendimento personalizado de acordo com a condição do idoso e com a prescrição médica que ele recebeu.

Especialização do cuidado

Quando um idoso sai de um hospital e vai para a casa, geralmente os médicos indicam uma série de cuidados necessários para evitar a reinternação. Isso inclui a aquisição de equipamentos, prescrição de medicamentos, encaminhamento para a reabilitação etc. Ou seja, é preciso uma equipe especializada para implementar tudo aquilo que a pessoa precisa.

O home care é capaz de oferecer um serviço altamente especializado que vai desde cuidadores bem treinados até enfermeiros altamente capacitados em determinada condição.

Infraestrutura

Por fim, não podemos deixar de falar de toda a infraestrutura por trás de um serviço de home care. Afinal, há vários equipamentos imprescindíveis para aumentar o conforto e acelerar a recuperação, como:

  • camas motorizadas;
  • cadeira de rodas;
  • poltronas reclináveis;
  • cadeiras de banho;
  • guinchos;
  • andadores;
  • muletas;
  • camas manuais.

Com isso, é possível reduzir o número de acidentes domésticos e evitar complicações médicas, como as escaras dos acamados.

Quando optar por um home care?

No caso daqueles idosos com alto nível de funcionalidade e que não estão se recuperando de alguma doença, o serviço do cuidador de idoso pode ser suficiente. Afinal, eles não precisam de procedimentos e cuidados especiais, a ajuda nas atividades domésticas e a companhia são suficientes.

Por outro lado, em condições mais complexas, o home care é essencial. A seguir, vamos ilustrar algumas dessas situações:

  • idosos com restrições graves de locomoção. Essas pessoas precisam de cadeiras de rodas, de reabilitação e de cuidados de enfermagem para evitar complicações;
  • doentes terminais em cuidados paliativos. Aqui, será preciso uma equipe para administrar as medicações, além de equipamentos para oferecer conforto, como as camas hospitalares;
  • acamados por qualquer motivo. Da mesma forma, eles precisarão de ações e equipamentos especiais de manejo para evitar as úlceras de pressão, acidentes e outras complicações;
  • pessoas em pós-cirúrgico. O pós-cirúrgico na terceira idade demanda muito cuidado, pois o corpo já não se regenera com facilidade. Assim, será preciso investir em profissionais que saibam fazer curativos e a reabilitação;
  • necessidade de administração diária de medicamentos ou procedimentos invasivos. Em alguns casos, é preciso tomar remédios venosos e intramusculares, o que só pode ser feito por um técnico de enfermagem ou um profissional de saúde com formação superior.

Portanto, contar com um serviço de home care pode ser imprescindível para muitos casos. Precisamos sempre oferecer o mais elevado grau de cuidado para que nossos entes queridos se sintam confortáveis em casa, principalmente no processo de adoecimento.

Que saber mais sobre os cuidados com pessoas com necessidades especiais? Então, confira o nosso post sobre os quartos para cadeirantes!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0