qualidade de vida na terceira idade qualidade de vida na terceira idade

 Qualidade de vida na terceira idade: conheça os fatores essenciais

4 minutos para ler

Manter a qualidade de vida na terceira idade é uma das ações mais importantes para a prevenção de doenças e a promoção de saúde nos indivíduos mais velhos, especialmente em regime de home care. Os cuidadores, que passam mais tempo com os idosos, devem sempre ajudá-lo a realizar suas atividades da forma mais usual possível. Se precisarem de ajuda, é só tranquilizá-los.

Para que você tenha as informações mais importantes sobre o assunto, preparamos este post especialmente para você!

Como ter qualidade de vida na terceira idade?

Integrar-se socialmente

Somos seres sociais por natureza. Todo o nosso cérebro foi construído para obter satisfação e recompensa das interações com outras pessoas. Por isso, é essencial que o idoso se mantenha inserido em grupos sociais com amigos e a família. Um estudo bem interessante mostrou que as taxas de depressão caem quanto mais as pessoas mais velhas estão imersas em várias oportunidades de interação.

No entanto, não basta ter conversas, é preciso estar integrado em um contexto positivo. Assim, grupos de atividades lúdicas na terceira idade são imprescindíveis para a manter a saúde desses indivíduos. As opções são variadas: pode ser um grupo de dança, de igreja, de canto etc. O que importa é que a pessoa se sinta importante para seus pares.

Realizar atividades físicas

Em uma revisão de vários estudos científicos publicados nos últimos anos, pesquisadores do Brasil e outros quatro países encontraram evidências sólidas de que o exercício físico realmente ajuda a combater a depressão em idosos. Os autores recomendam que ele seja prescrito de rotina como parte do tratamento para a superação dessa doença mental.

Além disso, a atividade física é um fator para evitar uma série de doenças bem graves na medicina, como:

  • hipertensão arterial crônica e insuficiência cardíaca não limitante;
  • doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • infarto agudo do miocárdio etc.

O ideal é que o idoso pratique cerca de 150 minutos semanais de atividades em ritmo leve de acordo com suas capacidades funcionais. No caso dos acamados, isso é um pouco mais difícil.

Há uma série de exercícios elaborados por fisioterapeutas e educadores físicos que podem ser feitos na cama somente com os membros superiores. O cuidador poderá, portanto, auxiliar o idoso a realizá-los diariamente para melhorar a capacidade cardiorrespiratória.

Ter uma alimentação saudável e balanceada

Assim como a atividade física, a alimentação saudável e balanceada é o alicerce do bem-estar do idoso. Deve-se fornecer a ele todos os grupos alimentares diariamente, como:

  • ao menos, uma porção de carne, que pode ser peixe, frango, porco, boi ou opções vegetarianas com alto valor nutricional em proteínas;
  • 3 porções de frutas na forma sólida (devido às fibras, não pode haver substituição por sucos ou vitaminas);
  • mais de cinco porções de legumes, leguminosas e folhas verdes;
  • um fonte rica em carboidrato, como o arroz.

Com esse equilíbrio, pode-se reduzir bastante o risco de várias doenças cardiovasculares por oclusão dos vasos sanguíneos devido a placas de gordura no coração e nas artérias.

Evitar o endividamento e se manter equilibrado financeiramente

Nessa faixa etária, há uma redução significativa do salário, o que pode comprometer o padrão de vida do idoso. Na tentativa de manter esse nível, eles podem recorrer a empréstimos sem condições de pagar. Assim, grande parte do salário fica retido direto no pagamento do benefício.

Com essas dicas, você ajudará a manter a qualidade de vida na terceira idade dos seus entes queridos e de todos os velhinhos que você cuida. Então, não deixe de segui-las e recomendá-las a todos os idosos.

Quer saber mais sobre o assunto de cuidados com pacientes idosos? Então, siga nossas páginas nas redes sociais: Twitter, LinkedIn e Facebook!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0