Quarto para cadeirante: como adaptar as instalações da sua casa Quarto para cadeirante: como adaptar as instalações da sua casa

Quarto para cadeirante: como adaptar as instalações da sua casa

4 minutos para ler

Acessibilidade e autonomia são palavras-chaves quando o assunto é bem estar e qualidade de vida daquele que está com necessidade especial. Assim, pequenos ajustes no ambiente podem ser essenciais para garantir mais acessibilidade, segurança e conforto para a pessoa que está com mobilidade reduzida.

Nesse artigo, nós separamos algumas dicas simples que podem ser implementadas em um quarto para cadeirante. Confira!

Garanta que haja espaço para deslocamento e manobras

Garantir que haja espaço suficiente para o cadeirante se locomover é essencial para sua integração com o ambiente. Para isso, pequenas mudanças podem ser eficazes, como:

  • afastar os móveis;
  • minimizar a mobília do quarto;
  • optar por móveis com porta de correr;
  • afastar a cama da parede.

A norma NBR 9050 regulamentariza parâmetros de acessibilidade. Ela determina que o ambiente tenha uma área livre de pelo menos 150 centímetros de diâmetro para que o cadeirante possa fazer uma manobra de 360º, além do espaço mínimo de 90 centímetros entre os móveis para locomoção interna.

Considere instalar portas sanfonadas

As portas convencionais necessitam de espaço para serem abertas. Desse modo, a pessoa com mobilidade reduzia precisa se mover para conseguir abrir e fechar. As portas sanfonadas, que podem ser facilmente instaladas, oferecem melhor conforto em um quarto para cadeirantes, otimizando o ambiente e facilitando seus movimentos.

Evite tapetes e outros obstáculos

Os tapetes podem embolar devido às rodas, além de criar um desnivelamento no chão. E mais: também é importante se atentar para a presença de cabos e fios, que podem atrapalhar a locomoção da cadeira de rodas. Guardá-los em caixas organizadoras pode ser uma boa opção.

Garanta que os objetos estejam acessíveis

Mantenha os objetos ao alcance daquele que está com necessidade especial, isto é, acessíveis de modo que o cadeirante não precise fazer muito esforço para pegar ou guardar. Para isso, é aconselhável guardar, principalmente itens de acesso rotineiro, como roupas, sapatos e produtos de higiene pessoal, a uma altura confortável.

Meça a altura dos móveis

Medir a altura dos móveis também é importante. A norma NBR 9050 orienta que a altura da uma mesa, por exemplo, deve estar entre 75 e 80 centímetros, além de ter uma entrada de 50 centímetros para o cadeirante avançar e acomodar.

Camas e colchões altos, cuja altura ultrapasse o assento da cadeira, também são um ponto a se considerar, pois podem oferecer uma transição desconfortável da cadeira para a cama e vice e versa. Nessas situações, camas especiais, do tipo hospitalar, podem oferecer mais conforto e autonomia para a pessoa que está com mobilidade reduzida.

Garanta acessibilidade visual em um quarto para cadeirante

Além de manter os objetos ao alcance, também é importante pensar na acessibilidade visual, isto é, garantir que o cadeirante consiga visualizar tudo perfeitamente. Instalar espelhos considerando a altura da cadeira de rodas e até mesmo colocar cabideiros móveis dentro do guarda roupa são pontos que, a princípio, podem passar despercebidos, mas que fazem muita diferença no dia a dia do cadeirante.

Desse modo, vimos como ajustes simples no ambiente podem trazer mais conforto e autonomia para a pessoa que está com mobilidade reduzida. Buscar adaptar um quarto para cadeirante é fundamental para contribuir com seu bem-estar e sua qualidade de vida.

E ai? Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem as nossas dicas!

Cuidar de pacientes em casa
Cuidar de pacientes em casa
Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0