Por que alugar camas hospitalares para internação residencial?

6 minutos para ler

As camas hospitalares são os equipamentos mais importantes para garantir o sucesso da internação residencial. Afinal, elas são imprescindíveis para manter um alto nível de cuidado, permitindo a segurança e o conforto do acamado.

Com elas, é possível evitar acidentes comuns (quedas e aspiração de alimentos) e infecções frequentes, como as dolorosas escaras. Então, se você quer contar com um Home Care adequado para as necessidades do paciente, não deixe de ler o nosso post. Acompanhe!

O que é a internação residencial?

A internação residencial é sempre uma das melhores opções para o paciente, quando ela é possível dentro dos critérios médicos, é claro. Afinal, o hospital é um ambiente impessoal, no qual, por mais que a equipe seja atenciosa, o paciente não poderá receber o mesmo afeto de seus entes familiares. Além disso, ele também oferece alguns riscos, como a possibilidade de infecção hospitalar.

Então, sempre que os familiares dispuserem de recursos humanos e financeiros para montar uma boa infraestrutura de Assistência Domiciliar (Home Care), a equipe médica e os familiares poderão tomar essa decisão de forma compartilhada. Assim, o paciente ficará internado na sua própria casa com aparelhos e recursos semelhantes àqueles utilizados em um apartamento ou enfermaria Hospitalar.

Isso representa um ganho significativo de conforto para ele, uma vez que poderá retornar a um ambiente familiar com o qual ele tem uma relação de afeto. Assim, temos o potencial de melhorar a sua saúde mental, uma vez que internações hospitalares prolongadas podem precipitar episódios depressivos.

Por que uma cama hospitalar é mais indicada para o Home Care?

O paciente que requer cuidados domiciliares normalmente precisa de tecnologia, conforto e segurança que só uma cama hospitalar pode oferecer. Esses equipamentos melhoram a vida do indivíduo ao facilitar as mudanças de posição do leito. Desse modo, é possível evitar as chamadas escaras (úlceras na pele por pressão contínua em determinadas regiões do corpo).

Essas camas também são muito importantes para os cuidadores em geral, que teriam grandes dificuldades para realizar os procedimentos em camadas tradicionais, visto que o acamado demanda manipulação frequente e fisioterapia.

Quais as vantagens de uma cama hospitalar?

Esse tipo de equipamento oferece diversos benefícios para os pacientes. Vamos falar dos principais a seguir!

Fácil ajuste para cabeça e pés

A região dos pés e das cabeças estão mais sujeitas a trazer um desconforto para o paciente, pois ficam submetidas a uma pressão maior. Então, mudanças na posição podem afetar os pontos de tensão, reduzindo a dor e o surgimento de úlceras.

Além disso, grande parte das atividades cotidianas dos acamados demandam mudanças de posição nesses membros. Por exemplo, caso eles queiram ler ou assistir à televisão, será preciso inclinar o pescoço. Para evitar o surgimento de edema nos membros inferiores e melhorar a circulação venosa, será preciso inclinar os pés.

Mais conforto

As camas hospitalares foram desenvolvidas tendo em vista as necessidades especiais de uma pessoa acamada. Dessa forma, todo o design foi elaborado para reduzir o sofrimento. Todas as peças e articulações foram pensadas para manter um alto nível de conforto físico.

Ajustável de acordo com as necessidades

O acamado precisará executar muitas atividades cotidianas, como tomar café da manhã e almoçar. Então, é preciso manter uma inclinação correta para evitar acidentes, como engasgos e aspirações de líquidos, ou condições médicas (refluxos).

Facilidade para higienização

Outra grande diferencial das camas hospitalares é a facilidade para higienização, uma vez que elas são feitas com materiais inertes que evitam o acúmulo de sujidades e facilitam a remoção de resíduos.

Uma das grandes preocupações médicas em relação aos acamados é a infecção por bactérias. Alguns materiais, como a madeira das camas tradicionais, facilitam a adesão dos microrganismos que podem se proliferar, portanto, eles devem ser evitados.

É justamente isso que o Diretor da Locaset Júnior explica: “a Locaset implantou um rígido sistema de higienização no qual todas as peças dos produtos são lavadas com equipamentos e soluções químicas recomendadas pela ANVISA e pelas boas práticas hospitalares”.

Os itens grandes, como as camas, são desmontados, higienizados e verificados peça por peça. Isso garante que elas tenham sempre a melhor aparência e estejam aptas a receber os pacientes com conforto e segurança.

Na Locaset, além da higienização, a operação de repintura e troca de capas de colchões e almofadas é uma constante. Isso deveria ocorrer em todas as locadoras, mas não é o que se vê no mercado, e muitas, visando apenas a facilidade e a redução de custos, fazem apenas um rodízio entre os móveis do mesmo local.

Maior segurança

Por fim, não podemos deixar de falar de outro problema muito comum nas camas tradicionais: a falta de segurança. Os equipamentos hospitalares contam com várias travas de proteção que evitam a queda do acamado durante a movimentação.

As fraturas causadas por acidentes de pequenas alturas são uma das principais causas de hospitalização de pacientes em regime de Home Care. Desse modo, é imprescindível tomar todo o cuidado para evitá-las.

Quando alugar e quando comprar uma cama hospitalar?

Deve-se priorizar o aluguel quando a necessidade é de curto e médio prazo. Ou seja, é ideal para aquelas condições cuja resolução do quadro clínico será mais rápida, como recuperação de cirurgias ou de traumas ortopédicos. Por outro lado, em cuidados paliativos prolongados ou pacientes com imobilidade permanente, pode ser vantajoso para a família comprar o equipamento.

Quais são as melhores camas para o Home Care?

As camas manuais de 3 manivelas, ou as motorizadas, com até 8 movimentos, oferecem o grau de conforto e segurança. No entanto, as demais opções também são bastante benéficas, e a escolha deve ser individualizada para cada paciente, conforme suas necessidades e seus recursos financeiros.

Todas as camas hospitalares fornecidas pela Locaset têm grades removíveis e escamoteáveis. À medida que o estado do paciente e a necessidade de proteção se modificam, elas são ajustadas (pelo próprio familiar ou cuidador). Nesse sentido, as camas elétricas são fácil e rapidamente ajustadas, sendo as preferidas nas internações domiciliares.

Com essas dicas, você poderá contar com uma internação residencial de alto nível. Afinal, as camas hospitalares oferecem muitos benefícios para os pacientes acamados, ajudando na prevenção de doenças e acidentes ao mesmo tempo que oferece conforto e bem-estar.

Quer continuar recebendo os melhores posts para melhorar a qualidade do seu Home Care? Então, assine a nossa newsletter! 

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0