assistência domiciliar assistência domiciliar

Assistência domiciliar: entenda quais são as características desses serviços

4 minutos para ler

A assistência domiciliar abrange alguns níveis de cuidado para que o paciente possa ser desospitalizado, isto é, possa receber seu tratamento em casa. Essa tendência tem se tornado cada vez mais comuns, pois os profissionais da saúde têm percebido que o hospital oferece vários riscos para a saúde quando o paciente fica internado por longo prazo. Ocorrem mais infecções hospitalares e a deterioração da saúde mental.

Portanto, várias empresas se especializaram em oferecer um serviço de excelência nesses casos. Quer saber mais sobre esse assunto? Não deixe de acompanhar nosso post!

O que é assistência domiciliar?

Esse serviço — que é essencial para a saúde dos indivíduos em recuperação física — pode ser dividido em três categorias distintas. Veja abaixo.

Internação domiciliar

A primeira delas é a internação domiciliar. Nela, monta-se uma infraestrutura semelhante à de um hospital com a finalidade de cuidar dos pacientes que precisam de um cuidado mais intensivo.

Por essa razão, pode ser necessário a aquisição de vários equipamentos, como as camas hospitalares, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores etc. Em alguns casos, deve-se também alugar equipamentos médicos como os CPAP e os respiradores.

Atendimento domiciliar

Nesse caso, profissionais da enfermagem vão assistir o paciente na maior parte do tempo. Eles executam todas as medidas de cuidado necessárias, como curativos, administração de medicamentos etc.

No entanto, é destinada a pacientes que demandam um nível de cuidado menos intenso, pois ainda preservam um grau significativo de funcionalidade. Mesmo assim, as camas hospitalares e o auxílio de mobilidade podem ser necessários se o paciente tem redução dos movimentos ou está acamado. Geralmente, não será necessário utilizar equipamentos de suporte fisiológico.

Monitoramento

Essa modalidade pode ser executada por técnicos de enfermagem e cuidadores, pois não demanda a execução de nenhum procedimento invasivo. Além disso, os pacientes, na maioria das vezes, têm sua funcionalidade preservada.

Esses profissionais observarão o idoso para prevenir acidentes e prestar ajuda, como dar banho, levar ao médico, auxiliar a alimentação etc. O home care, portanto, abrange todas essas categorias. A escolha deve ser feita pela família em conjunto do médio e as equipes multiprofissionais.

Como funciona esse serviço?

Esse serviço é fornecido por empresas especializadas. Elas vão instalar toda a infraestrutura recomendada pelo médico para que o tratamento domiciliar seja o mais efetivo possível. Como explicamos, frequentemente, é necessário instalar camas hospitalares e alugar equipamentos de mobilidade.

Além disso, você deverá procurar um profissional da área de saúde para prestar a assistência domiciliar. Você pode contactar tanto autônomos quanto negócios especializados no fornecimento dessa mão de obra.

Quais são os benefícios para o paciente?

Há vários benefícios para o paciente, porém, vamos falar somente dos dois mais relevantes.

Conforto

A assistência domiciliar é um processo que objetiva tirar o paciente do hospital. Afinal, esse ambiente é muito desconfortável. As luzes ficam acesas durante toda a noite, há um trânsito muito grande de pessoas etc.

Em casa, o paciente poderá contar com várias medidas de conforto, como um lugar calmo e familiar. Isso faz toda a diferença para ele.

Bem-estar

Bem-estar significa estar satisfeito e feliz. Esse é o grande objetivo de tirar uma pessoa de uma instituição de saúde. Em casa, ela contará com o afeto dos seus familiares e com um ambiente humanizado. Isso é essencial para ajudar a recuperar a saúde mental.

Quando optar pela assistência domiciliar?

A assistência domiciliar pode ser escolhida sempre que os médicos decidirem que não é mais necessário manter o paciente no hospital. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como uma recuperação já adequada, pós-cirúrgicos e tratamentos paliativos. Assim, eles recomendarão o nível de cuidado que o paciente deverá ter em casa.

Portanto, a assistência domiciliar é uma medida imprescindível para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, é preciso proporcionar uma excelente infraestrutura para que todo o conforto e bem-estar sejam proporcionados.

Quer saber mais sobre como oferecer um excelente cuidado para o seu familiar? Então, conheça os serviços da Locaset!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0