tipos de fisioterapia tipos de fisioterapia

 Tipos de fisioterapia: entenda quais são e quando são necessários

4 minutos para ler

A fisioterapia tem como base principal aspectos curativos e reabilitadores. Mas, levando-se em consideração o contexto histórico, os profissionais dessa área não se restringem somente a execução de métodos e técnicas.

De acordo com as necessidades dos indivíduos ao longo dos anos, mudanças no perfil epidemiológico e transformações no sistema de saúde, foi cada vez mais necessário que diferentes tipos de fisioterapia fossem desenvolvidos para promover a qualidade de vida e saúde de forma plena.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este conteúdo. Nele você compreenderá quais são esses diferentes tipos, como são aplicados e qual a finalidade. Continue acompanhando e aproveite a leitura!

Eletroterapia: a fisioterapia do choque

Equipamentos que atuam por meio da corrente elétrica são as principais ferramentas utilizadas na eletroterapia, sendo que diversos parâmetros físicos (como intensidade e frequência) são aplicados de acordo com a necessidade do paciente.

Também conhecida como “fisioterapia do choque”, a eletroterapia tem resultados principalmente em efeitos de analgesia, regeneração do tecido vascular e excitação neuromuscular.

Cinesioterapia: a mais comum entre os tipos de fisioterapia

Entre os tipos de fisioterapia existentes, podemos dizer que a cinesioterapia é o método que a maioria das pessoas conhece ou já teve contato. Normalmente ela é associada a outras vertentes como a eletroterapia ou crioterapia.  

A cinesiologia é a ciência que estuda e analisa o movimento. Portanto, as práticas são realizadas por meio de alongamentos e exercícios que promovem a mobilidade e fortalecimento do tecido muscular.

Idosos com dificuldade de locomoção e mobilidade são exemplos de indivíduos que se beneficiam dessa prática.

Hidroterapia: a temperatura da água depende da finalidade

Como o próprio nome já indica, a hidroterapia é realizada no meio aquático e sua temperatura depende da finalidade buscada na reabilitação. 

A água nas temperaturas adequadas auxilia – e muito – os processos de recuperação e mobilidade musculares. O paciente emerge o corpo completa ou parcialmente e pode ter resultados bastante efetivos durante o período de tratamento.

Fisioterapia respiratória: manobras e vantagens

Já a fisioterapia respiratória abrange métodos, procedimentos e instrumentos que têm o objetivo de reabilitar e promover a funcionalidade do sistema respiratório. Ademais, visa prevenir e tratar complicações decorrentes de doenças e condições clínicas que atingem tal via.

Ela é realizada frequentemente em ambientes hospitalares ou com o suporte de serviço homecare. Alguns exemplos de manobras realizadas são a expiração forçada, exercícios de expansão torácica, drenagem postural e técnicas de pressão expiratória positiva.  

Crioterapia: importante em processos inflamatórios

O termo crioterapia significa toda e qualquer prática que utiliza o gelo ou frio para fins terapêuticos — e na fisioterapia isso não é diferente. De maneira geral, quando ambas as técnicas são associadas, existe uma necessidade mais significativa de controlar a dor e espasmo do paciente, envolvendo frequentemente indicações para tratar processos inflamatórios e edemas.

Viu como existem diferentes tipos de fisioterapia que dependem tanto da finalidade, quanto da necessidade e condição clínica dos pacientes? No entanto, é fundamental ressaltar que os benefícios obtidos por cada método estão diretamente ligados à escolha e desenvolvimento correto das técnicas.

Afinal de contas, seja para tratar ou prevenir determinados problemas, os fisioterapeutas têm conhecimento teórico-técnico suficiente para obter resultados que fazem a diferença na promoção à saúde e bem-estar da população. 

Quer entender mais sobre esse e outros assuntos relacionados à área da saúde? Então, assine nossa newsletter! Conteúdos completos chegarão diretamente na sua caixa de e-mail.

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0