Como dar banho no leito? confira 3 passos para seguir Como dar banho no leito? confira 3 passos para seguir

Como dar banho no leito? 3 passos para seguir

4 minutos para ler

O momento em que o banho no leito começa a ser necessário pode trazer muitas dúvidas ao cuidador: afinal, como ajudar o paciente sem molhar a cama? Quais cuidados devem ser tomados nesse momento? Existe uma maneira certa de dar o banho no leito? É necessário adaptar os espaços físicos da residência?

Antes de tudo, é fundamental compreender a importância desse ato de carinho e cuidado. Manter a higiene, enquanto acamado, é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Além disso, essa prática previne infecções e complicações da doença de base, como as temidas escaras.

Por isso, separamos três passos para que você consiga responder suas dúvidas e realizar um banho no leito de qualidade. Continue a leitura para saber mais!

1. Preparando o material necessário

Antes que você ponha a mão na massa, é necessário separar o equipamento e o material necessários. Garantindo que não esqueceu nada, você evita ter que se afastar constantemente, poupando tempo e diminuindo riscos. Por isso, antes de prosseguir, tenha os seguintes itens à mão:

  • roupas e lençóis limpos;
  • uma toalha de banho;
  • duas gazes, preferencialmente estéreis;
  • três litros de água morna, em uma bacia;
  • duas esponjas macias;
  • sabonete líquido adequado à pele do paciente.

2. Combinando o roteiro com o paciente

Para evitar contratempos durante o banho, é necessário realizar alguns combinados com o paciente. O primeiro deles é o horário: o banho no leito deve ser realizado em um momento confortável tanto para você quanto para ele. Assim, não haverá urgência e o banho será mais adequado.

Outra dica para ficar de olho é em relação às necessidades fisiológicas do paciente. Garanta que ele estará de bexiga vazia e sem vontade de evacuar no momento — isso evitará que ele necessite de outro banho em um curto espaço de tempo. No momento do banho no leito, especificamente, não se esqueça de comunicar ao paciente tudo o que você estiver fazendo.

3. Realize um banho no leito de qualidade

Com os materiais em mãos e o banho acordado, é hora de torná-lo realidade. Em primeiro lugar, retire o travesseiro do paciente e cubra-o com um lençol limpo. Isso facilitará o movimento no leito e, ao mesmo tempo, evitará que o paciente pegue um resfriado.

Como o banho no leito não envolve água corrente, você pode despir uma peça de roupa por vez. É recomendado que se inicie o banho de cima para baixo, iniciando no rosto e finalizando nas costas. Preocupe-se inicialmente com os olhos, limpando-os com as gazes e sem uso de sabonete.

Em seguida, lave o rosto e as orelhas. Nessa etapa, você já pode utilizar uma esponja umedecida e secar o paciente com a toalha. Para o tronco e para os membros superiores, coloque um pouco de sabonete líquido na bacia de água. Comece pelas mãos, vá até as axilas, depois lave o peito e a barriga. Seque a área molhada e suba os lençóis.

Nos membros inferiores, utilize a mesma técnica dos superiores: inicie o banho nos pés, depois suba em direção às coxas. Não se esqueça de secar bem os dedos dos pés, para evitar micoses.

O próximo passo é limpar a região íntima. Para essa tarefa, use a segunda esponja, iniciando na parte da frente e depois limpando a de trás. Essa região também é muito suscetível a infecções, por isso, não se esqueça de secar bem o paciente.

Por fim, vire o paciente de costas e finalize o banho nessa região. Ao final do banho no leito, você pode vesti-lo novamente e voltar com o travesseiro. Não se esqueça de trocar os lençóis molhados por outros secos.

O banho no leito é um ato de amor e cuidado. Realizá-lo com atenção, se preocupando com os detalhes, é a melhor maneira de garantir que não deixou nada para trás. Caso você ainda sinta dificuldades no processo, cogitar o aluguel de equipamentos hospitalares — como camas adaptáveis — pode ser uma boa opção.

Se você gostou de saber como fazer o banho no leito, que tal se inteirar de mais conteúdos feitos especialmente para você? Assine nossa newsletter!

Cuidar de pacientes em casa
Cuidar de pacientes em casa
Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0