Cadeira higiênica: saiba como e porquê alugar esse equipamento Cadeira higiênica: saiba como e porquê alugar esse equipamento

Cadeira higiênica: saiba como e porquê alugar esse equipamento

5 minutos para ler

Os equipamentos hospitalares são grandes aliados no processo de recuperação do paciente que está com necessidade especial. Além de melhorar a qualidade de vida, eles também trazem mais bem-estar e segurança para aquele que está com mobilidade reduzida.

Assim, quando falamos em homecare, as cadeiras higiênicas aparecem como itens essenciais, garantindo mais comodidade e conforto, tanto o paciente quanto para a família e/ou cuidador.

Neste artigo nós conversamos com o fisioterapeuta Cássio de Lima sobre o funcionamento, as vantagens e por que alugar uma cadeira higiênica pode ser uma boa opção. Confira!

O que é uma cadeira higiênica?

A cadeira higiênica é um equipamento feito, em geral, de aço tratado. Com um mecanismo muito simples e resistente a água e/ou a ambientes úmidos como o banheiro, ela é uma espécie de cadeira de rodas com um assento sanitário aberto em cima. É indicada para pessoas que estão com dificuldade de locomoção, como idosos, deficientes físicos ou pacientes em processo de recuperação.

Como ela funciona?

A cadeira higiênica tem duas funções principais, que são: auxiliar no banho e auxiliar na higienização do paciente após as necessidades fisiológicas. A seguir, vamos explicar melhor como utilizá-la.

Na hora do banho

Deve-se transferir o paciente da cama ou da cadeira de rodas convencional para a cadeira higiênica. De acordo com as condições e a mobilidade do paciente, o cuidador deve abraçá-lo de frente, passando os braços por debaixo dos braços dele, levantando e girando seu corpo até a cadeira.

Importante lembrar de fazer o travamento da roda de segurança. Assim, segundo o especialista, não existe risco da cadeira deslizar e o paciente sofrer um acidente.

Desse modo, a cadeira higiênica oferece inúmeras vantagens, como:

  • mais segurança, tanto para o paciente como para o cuidador, uma vez que os freios da cadeira dão estabilidade ao equipamento mesmo em um ambiente molhado como o boxe do chuveiro;
  • maior conforto, uma vez que ela é projeta para oferecer suporte ao paciente, permitindo que ele fique acomodado durante o banho e não precise se movimentar muito;
  • mais praticidade, visto que sua estrutura simples permite que o cuidador alcance o corpo do usuário sem dificuldades.

Importante frisar que, segundo o terapeuta, embora o cuidador possa retirar os braços da cadeira (para que o paciente tenha mais mobilidade e possa se movimentar durante o banho) a cadeira higiênica não dá autonomia para o usuário tomar banho sozinho.

Na hora da higienização

Para realizar as necessidades fisiológicas é necessário remover o assento do vaso sanitário e posicionar o assento da cadeira higiênica sobre ele. Na hora da higienização, o cuidador tem mais liberdade para alcançar o corpo do paciente e realizar uma limpeza rápida e eficaz.

Para quem ela é indicada?

Embora muito prática e eficiente, a cadeira higiênica não deve ser utilizada em todos os casos de dificuldade de locomoção. Segundo o fisioterapeuta, quando aquele que está com mobilidade reduzida “tem movimentação de tronco, braço e antebraço, podemos solicitar uma cadeira higiênica”. No entanto, se o paciente ainda não estiver em condições de se movimentar e estiver acamado, o ideal é tomar banho de leito.

Como encontrar a cadeira higiênica ideal?

Existem diversos tipos de cadeiras higiênicas, desde para pessoas de até 100 quilos até para pacientes obesos. Segundo o especialista, a cadeira ideal deve ser escolhida de acordo com o peso do paciente.

Ele também chama atenção para a largura do equipamento: na hora de escolher é importante verificar se a largura da cadeira não é maior do que o espaço disponível na casa, em especial, no banheiro.

Alugar ou comprar? Como saber qual é a melhor opção?

Segundo o fisioterapeuta, isso depende da patologia do paciente. Se a condição de mobilidade reduzida for permanente o ideal é adquirir o equipamento. No entanto, se o paciente estiver em processo de recuperação, alugar a cadeira higiênica é a melhor opção.

A seguir, confira algumas vantagens de alugar esse equipamento.

Economia a curto e médio prazo

As locadoras de equipamentos hospitalares oferecem contratos mensais, quinzenais ou semanais, de acordo com a natureza da patologia e a necessidade do paciente. Essa forma de contrato permite que a família devolva o equipamento assim que o usuário melhorar. Dessa forma, a curto e médio prazo o aluguel é uma opção mais vantajosa economicamente.

Assento novo e manutenção permanente

Segundo o especialista, por ser de uso pessoal, o assento da cadeira é descartável. Assim, a cada novo locatário, “a cadeira é higienizada e o assento é trocado por um novo”. Ainda, como o assento é insuflado, também é recomendado que seja trocado a cada três meses, a fim evitar avarias no produto e evitar machucar as nádegas do paciente.

Assim, ao alugar o equipamento, a família não precisa se preocupar em trocar o assento da cadeira, uma vez que a maioria das empresas locadoras oferecem manutenção permanente.

Neste artigo, entendemos que a cadeira higiênica é um equipamento essencial para o bem-estar e qualidade de vida daquele que está com mobilidade reduzida, garantindo mais conforto e eficácia na hora do banho e da higienização e até mesmo evitando acidentes. Também vimos que o aluguel pode ser uma boa opção nos casos em que o paciente está em processo de recuperação e vimos as vantagens de optar pela locação.

E ai? Gostou do nosso artigo? Ficou interessado em alugar uma cadeira higiênica? Então entre em contato conosco! A Locaset é uma locadora referência no mercado desde 1975. Teremos prazer em ajudá-lo! ;]

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0