alugar ou comprar cadeira de rodas alugar ou comprar cadeira de rodas

Alugar ou comprar cadeira de rodas: vantagens e desvantagens

6 minutos para ler

De acordo com o IBGE, até 2022 a população de idosos crescerá com taxas de mais de 4% ao ano. Isso quer dizer que é estimado um incremento anual médio de mais de 1,0 milhão de idosos. Nesse cenário, a população brasileira com 60 anos ou mais de idade, passa de 19,6 milhões em 2010, para 41,5 milhões em 2020, devendo atingir 41,5 milhões em 2030 e 73,5 milhões em 2060.

Tendo em vista que essa é uma faixa etária que demanda cuidados especiais, principalmente devido a algumas limitações de locomoção, é normal que muitas pessoas tenham de enfrentar a seguinte decisão: “devo alugar ou comprar cadeira de rodas?”. A resposta não é simples.

Idosos que contam com Assistência Domiciliar ou Home Care podem demandar uma cadeira de rodas, mas há casos em que as dificuldades são temporárias. Por isso, preparamos este post para que você saiba avaliar melhor quando é melhor comprar ou alugar esse esquipamento. Acompanhe!

Alugar ou comprar? Em quais casos cada um é vantajoso?

De forma geral, temos uma dica simples: alugue quando a necessidade for de curto e médio prazo, compre quando for precisar do objeto por mais tempo. Dessa forma, o tempo de uso é o principal critério para tomar uma decisão de compra ou aluguel do equipamento.

Caso a restrição de locomoção seja permanente, sem dúvidas, será necessário comprar um equipamento. Afinal, o paciente vai utilizá-la por toda a sua vida. Então, deve-se escolher um equipamento com registro na ANVISA e recomendado no mercado. Isso ajudará a reduzir a necessidade de troca e o tempo de deterioração dele.

Por outro lado, com uma necessidade temporário, como é o caso da recuperação de fraturas e de cirurgias, não faz sentido adquirir uma cadeira de rodas, já que mesmo o modelos simples podem ter um custo elevado.

Nesse contexto, é melhor escolher uma cadeira de alta qualidade em regime de aluguel. Aqui, você só ficará com ela enquanto for necessário. Depois disso, pode devolvê-la ao locador sem nenhum custo adicional.

Como escolher um equipamento de qualidade?

A grande maioria dos equipamentos de locomoção devem, obrigatoriamente, ser analisados por órgão certificador e portar o selo de controle da ANVISA. No caso das cadeiras de rodas, há alguns anos, o INMETRO também executa testes de qualidade. Por isso, opte por marcas com esse selo.

No caso do aluguel, prefira empresas que ofereçam apenas a locação de equipamentos certificados e de uso comprovado na rede hospitalar. Afinal, a melhor recomendação para um equipamento é saber que ele é usado e aprovado pelos melhores hospitais internacionais e nacionais!

Por que alugar uma cadeira de rodas com a Locaset?

Portanto, se você optar pela locação de um equipamento, é essencial procurar um fornecedor de altíssima qualidade e confiabilidade. Isso determinará o sucesso do seu cuidado em Home Care. Nos próximos itens, o diretor da Locaset, Emídio Júnior, explica quais são os principais diferenciais da Locaset.

Higiene

Todo equipamento, antes de seguir para a casa de um paciente, tem de ser limpo e higienizado com muito cuidado. Isso evita a transmissão de micro-organismos entre os pacientes.

Por isso, a Locaset implementou um sistema de higienização completo. Assim, todas as peças dos produtos são lavadas com equipamentos e soluções químicas recomendadas pela ANVISA e pelas práticas hospitalares internacionais.

Assim, itens maiores, como as cadeiras de rodas, serão desmontados. Depois disso, peça a peça será limpa, higienizada e verificada quanto ao seu estado. Desse modo, garante-se que elas tenham sempre a aparência e o desempenho de um produto novo.

Na Locaset, além da higienização, a operação de repintura e troca de capas do estofado do assento, é uma constante. Isso deveria ocorrer em todas as locadoras, porém não é o que se vê no mercado. Muitas delas, focando apenas na redução de custos, removem os equipamentos de um paciente, fazem uma limpeza superficial e levam para outro usuário sem esses cuidados.

Transporte adequado

A Locaset faz o transporte em veículos próprios que são higienizados diariamente. Todos têm carroceria fechada e piso lavável. Todas as peças são embaladas individualmente e são envoltas em filme plástico para que cheguem ao destino sem contato com contaminantes.

Montagem profissional

Dependendo do equipamento, é fundamental que haja a montagem e instalação por profissional especializado, antes do uso. Camas, algumas cadeiras de rodas e outros objetos grandes são muitas vezes transportados em partes e remontados no local.

Todo transporte da Locaset é acompanhado por técnicos que conhecem o equipamento e, ao chegar ao destino, além da montagem, dão as primeiras instruções aos responsáveis pelo paciente.

Atendimento rápido

A intenção de quem aluga um equipamento auxiliar de mobilidade é usá-lo apenas pelo tempo de convalescença, isto é, de recuperação da doença. Assim que isso ocorre, eles querem “se livrar” deles. Entretanto, apesar disso, é importante que esses equipamentos estejam à disposição do paciente que está se recuperando.

Além disso, é essencial que estejam funcionando bem para que a recuperação seja o mais breve possível. Quando um equipamento é comprado, o consumidor/paciente depende da assistência técnica e de seus prazos para o atendimento caso o objeto pare de funcionar.

Ao contrário disso, a Locaset tem por norma atender chamados para manutenção nos equipamentos para o mesmo dia, em um prazo de até SEIS horas, consertando ou repondo imediatamente a peça que apresentou falha.

Isso, por sua vez, dá uma tranquilidade única ao paciente. Afinal, é só ligar e a Locaset vai até a sua casa com a solução. Por fim, mas não menos importante, lembre que em uma compra o consumidor paga o valor integral de um produto e, depois, precisa revendê-lo por um preço muito inferior. Numa locação paga-se apenas pelo período de uso e pode ser renovada a cada mês ou simplesmente cancelada, quando não houver mais necessidade.

Portanto, escolher entre alugar ou comprar cadeira de rodas exige uma análise profunda da situação do paciente. Por tudo que explicamos acima, alugar é a opção mais vantajosa na grande maioria dos casos, exceto quando a restrição de locomoção for permanente. Nesses casos, deve-se avaliar os benefícios de uma compra.

Quer ajuda para tomar a melhor decisão para o seu familiar? Então, não deixe de entrar em contato com a Locaset!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0