enfermeiro e cuidador de idoso enfermeiro e cuidador de idoso

  Enfermeiro e cuidador de idoso: quais são as diferenças?

3 minutos para ler

Segundo o estudo “Relação Anual de Informações Sociais (Rais)” realizado pelo Ministério do Trabalho, que retratou as profissões que mais cresceram no Brasil entre os anos de 2007 e 2017, a ocupação dos cuidadores foi a que teve o maior aumento.

Passando de 5.263 cuidadores em 2017 para 34.051 em 2017, o crescimento de 547% entre o período destacado se deve principalmente à transição demográfica do Brasil, em que a população idosa cresce de maneira exponencial.

Por outro lado, a profissão de enfermagem existe há centenas de anos, sendo que suas bases teóricas e técnicas começaram a se desenvolver no século XIX.

Ambas são fundamentais no cuidado assistencial e cada uma contribui de maneira significativa. Mas você sabe quais são as diferenças de atuação entre enfermeiro e cuidador de idoso?

Continue acompanhando o nosso post e entenda as três principais comparações entre eles no âmbito do cuidado, capacitação e momento de escolha de cada um. Aproveite a leitura!

Funções do enfermeiro e cuidador de idoso

O primeiro tópico abrange a diferença mais importante entre as duas profissões. Quais são, na prática, as funções de cada um?

Apesar de o foco principal de ambas se estabelecer para o cuidado assistencial, o enfermeiro tem maior capacitação para exercer cuidados diários de tratamento, observar e monitorar aspectos clínicos do paciente, além de administrar medicamentos injetáveis.

De maneira geral, o enfermeiro atua em aspectos preventivos e reabilitadores dos pacientes, promovendo sua saúde de forma efetiva e próxima.

O cuidador de idoso, por sua vez, atua principalmente no apoio em atividades diárias, como banho, higiene pessoal, alimentação e vestimenta. Além disso, pode acompanhar o paciente em consultas médicas.

Capacitação de cada profissional

Essa é outra diferença importante. O enfermeiro é um profissional graduado em enfermagem e o curso dura, em média, cinco anos. Na faculdade, ele estuda disciplinas como anatomia, fisiologia, psicologia e enfermagem na promoção ao cuidado individual e coletivo.

O cuidador de idoso se capacita por meio de um curso de qualificação teórico-prático com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), devendo ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo. Inclusive, o enfermeiro tem a permissão de ministrar cursos de cuidadores.

Como escolher entre eles 

Como você já deve imaginar, a escolha entre enfermeiro e cuidador de idoso depende diretamente das exigências, necessidades e condições do paciente e contexto no qual ele está inserido.

Assim, um cuidador pode ser muito mais útil quando é contratado para acompanhar uma pessoa com capacidade ou mobilidade reduzida no seu cotidiano, sendo que o enfermeiro é mais necessário em cuidados específicos e a execução de procedimentos de acordo com a condição clínica.

Apesar das diferenças, o fato é que os dois apresentam papéis com o mesmo objetivo: fornecer um cuidado assistencial de excelência e qualidade para quem precisa.

E então, ficou mais claro compreender as diferenças entre o enfermeiro e cuidador de idoso? Então compartilhe este post em suas redes sociais Facebook, Twitter e LinkedIn e ajude a esclarecer dúvidas de outras pessoas que também podem estar confusas quanto a esse assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0