Quais os cuidados necessários ao alugar equipamentos hospitalares? Quais os cuidados necessários ao alugar equipamentos hospitalares?

Quais os cuidados necessários ao alugar equipamentos hospitalares?

6 minutos para ler

Muitas são as situações em que o aluguel de equipamentos hospitalares é necessário para deixar a rotina de algum familiar ou ente querido mais confortável.

Principalmente para quem vivencia alguma enfermidade, apresenta mobilidade reduzida ou está em estado de recuperação, o mais importante é contar com a praticidade e qualidade dos produtos alugados.

Mas você sabe quais cuidados devem ser levados em conta no momento de alugar equipamentos hospitalares? Conhece as práticas de higienização e compreende quais requisitos as empresas de locação devem apresentar? Então, leia este post que preparamos! Separamos as melhores dicas para que você aproveite o aluguel da melhor maneira possível!

Comprar ou alugar o equipamento?

Uma das principais vantagens que o aluguel de equipamentos apresenta em relação à compra se refere ao tempo de uso necessário. Muitas vezes os pacientes só precisarão utilizá-los durante períodos curtos ou intermediários, como 90 ou 120 dias.

Assim, o aluguel é ainda mais interessante nesses casos, pois não exige o desembolso do valor integral do produto: o locatário só paga pelo período que utilizar, podendo custear o valor mês a mês e cancelar o serviço quando não for mais necessário.

Outro ponto importante é que esses produtos devem funcionar perfeitamente durante todo o tempo. De maneira geral, quando ocorre mau funcionamento ou exigência de manutenção em aparelhos comprados, é preciso depender da assistência técnica e prazos mais demorados para atendimento. Já o aluguel geralmente proporciona atendimentos mais rápidos.

A Locaset, por exemplo, tem como norma atender aos chamados para manutenção no mesmo dia da solicitação, dentro do período máximo de seis horas. Ainda há a possibilidade de consertar e inclusive repor a peça que apresentar eventual falha.

Ademais, a locação é uma ótima alternativa para otimizar espaços pequenos — quando não for mais necessário utilizá-los, eles não ocupam o ambiente residencial. Além disso, possibilita um período de experimentação para testar um produto antes de fazer a compra.

Quais equipamentos podem ser alugados para cuidados em casa?

Existe uma grande variedade de equipamentos hospitalares ou de locomoção que são adaptáveis e podem ser alugados para o uso em domicílio. Os de apoio, por exemplo, são representados pelos seguintes produtos:

  • cadeiras de rodas;
  • poltronas reclináveis;
  • colchões pneumáticos;
  • cadeiras higiênicas (de banho);
  • andadores;
  • muletas;
  • bengalas;
  • suporte para soro;
  • guinchos elétricos;
  • facilitadores para necessidades fisiológicas na cama;
  • máscara e tubos de oxigênio;
  • oxímetros de dedo.

É importante ressaltar que existem modelos indicados para cada tipo de tratamento. As opções vão desde camas manuais com 3 manivelas até aquelas motorizadas com 8 movimentos, oferecendo níveis diferentes de conforto para cada paciente, de acordo com sua necessidade e condição financeira.

É possível, ainda, encontrar modelos de cadeiras de rodas mais atrativas para crianças, apresentando cores, texturas e funcionalidades diferentes.

Existe algum tipo de certificação ou selo que deve ser apresentado?

Agora que já sabemos em quais situações é mais vantajoso alugar equipamentos hospitalares e os principais produtos encontrados no mercado, vamos abordar como escolher materiais de qualidade. Afinal, existe algum tipo de certificação ou selo que deve ser apresentado?

A resposta é sim. Os equipamentos hospitalares ou de locomoção que exigem contato direto com o paciente, em sua maioria, devem ser certificados por órgãos reguladores e portar o selo de controle da Anvisa.

É importante buscar empresas que forneçam somente a locação de aparelhos certificados e de uso comprovado na rede hospitalar. Portanto, a melhor recomendação é procurar por equipamentos que são utilizados e aprovados por hospitais de renome — nacionais ou internacionais.

Um exemplo interessante é bem representado pelas camas Hill-Rom. Com a possibilidade de acionamento e controle eletrônico, elas são similares às que são utilizadas em hospitais de alto padrão, como o Albert Einstein, em São Paulo.

Quais são os cuidados de higiene na hora de alugar os equipamentos hospitalares?

Antes de seguir para o domicílio de pacientes, todos os equipamentos hospitalares devem ser devidamente limpos e higienizados com muita cautela e prudência.

A Locaset implantou um sistema de higienização bastante robusto e completo, no qual todas as peças são higienizadas com produtos de limpeza e técnicas recomendadas pela Anvisa e baseadas em boas práticas hospitalares.

Os itens de maior volume, como as camas, são desmontados e higienizados peça por peça, sendo também verificados minuciosamente para que preservem a aparência e o desempenho de produtos de qualidade, considerados como novos.

Além do método rigoroso de higienização, acontecem constantemente também outras operações, como pintura e troca de capas de colchões e almofadas.

Vale ressaltar que esses parâmetros deveriam ser seguidos por quaisquer locadoras. Entretanto, não é o que se observa na prática; muitas delas repassam os equipamentos sem garantir esses cuidados de limpeza.

É preciso que esses equipamentos sejam montados e/ou instalados por profissionais?

Isso depende da complexidade do equipamento e da condição do paciente no domicílio. Em casos mais críticos ou equipamentos mais robustos, é imprescindível que a montagem e a instalação sejam realizadas por profissionais especializados.

Outros produtos — como camas, guinchos e cadeiras giratórias — são significativamente volumosos, o que exige um transporte adequado e remontagem no local de destino. Nesse momento, inclusive, uma equipe de profissionais que forneça as primeiras instruções aos usuários e seus familiares faz toda a diferença durante o período de utilização.

E por falar em transporte, é fundamental que os veículos próprios das empresas de locação sejam higienizados diariamente, além de apresentar carroceria fechada e piso lavável. A Locaset preza por embalar todas as peças individualmente em filme plástico, de maneira a garantir que elas cheguem ao seu destino sem contaminantes.

Viu como existem cuidados específicos que você precisa conhecer ao alugar equipamentos hospitalares? Eleger uma empresa de excelência no mercado é o primeiro passo a ser dado, e a Locaset é considerada referência desde 1975. Com o objetivo de melhorar o bem-estar e a segurança dos clientes por meio de produtos de alta qualidade, oferece um atendimento rápido, personalizado e com custos acessíveis.

O que você achou sobre o assunto discutido no post? Conseguiu entender quais são os cuidados que você deverá ter ao alugar um equipamento? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas. Será um prazer esclarecê-las!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0