3 dicas para facilitar o manejo de cadeira de rodas 3 dicas para facilitar o manejo de cadeira de rodas

3 dicas para facilitar o manejo de cadeira de rodas

3 minutos para ler

Quem conhece um paciente com necessidades especiais sabe como é difícil o manejo de cadeira de rodas. Como a novidade na movimentação afeta todo o cotidiano, é necessário um tempo de adaptação com o equipamento.

Embora seja fundamental que o próprio paciente se acostume com a nova rotina, existem maneiras de facilitar esse manejo. Neste post, falaremos sobre 3 dicas para que o processo seja mais fácil e traga mais conforto ao paciente e ao cuidador. Vamos lá?

1. Conheça a almofada ergonômica

Uma das sensações mais inconvenientes no uso da cadeira de rodas é o desconforto: ao ficar muito tempo sentado, é comum sentir dores nos músculos ou ossos da bacia. Além disso, geralmente o material de apoio da cadeira é mais duro, para dar sustentação ao corpo.

Esse desconforto pode ser minimizado com uma almofada ergonômica. Ela é composta por um material mais macio, porém firme: isso ajuda as estruturas da bacia a ficarem mais estáveis, mas ao mesmo tempo fornece a sustentação adequada ao corpo.

Para esse fim, as almofadas comuns não são indicadas. Elas não são feitas para esse uso, podendo desencadear outras dores — como a postural. A almofada ergonômica é produzida especialmente para facilitar o manejo de cadeira de rodas e fornecer mais conforto ao paciente.

2. Planeje a estrutura física

Não são todas as casas que fornecem uma estrutura adequada para uma cadeira de rodas. Em alguns casos, é comum que o paciente não consiga passar por portas estreitas ou boxes. Utilizar o vaso sanitário, em banheiros convencionais, também pode ser um processo que demanda tempo e esforço.

Por isso, uma dica para facilitar o cotidiano desses pacientes é planejar o espaço físico que eles frequentarão. Utilizar um banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais, por exemplo, traz grandes avanços à qualidade de vida. Pensar em portas mais espaçosas e tomadas na altura dos braços também faz parte desse planejamento.

3. Realize uma manutenção periódica da cadeira

Um manejo de cadeira de rodas adequado deve contar com manutenção constante do equipamento. Isso pode ser realizado tanto no dia a dia quanto em momentos específicos: diariamente, é possível realizar uma limpeza minuciosa da cadeira, para evitar acúmulo de poeira ou suor.

Cuidados mais específicos, por sua vez, são indicados para manutenção dos aros das rodas ou lubrificação. Eles são importantes porque estruturas defeituosas podem lentificar o movimento e exigir ainda mais esforço do paciente. Mantendo a cadeira em condições ideais, ele consegue se mover de forma mais fluida e evitar acidentes e quedas.

O manejo de cadeira de rodas deve acontecer diariamente, com foco no conforto e na qualidade de vida do paciente. Embora pareçam cuidados rotineiros, iniciar o uso do equipamento traz sempre um novo universo para o cotidiano; por isso, se atentar a essas dicas pode fazer com que o período de adaptação seja mais agradável e harmonioso.

Além de tomar esses cuidados, você deve também se preocupar com qual equipamento supre melhor as necessidades da sua rotina e do paciente. Saiba já como escolher o melhor modelo de cadeira de rodas infantil!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0