Importância da fisioterapia na recuperação de pacientes: entenda! Importância da fisioterapia na recuperação de pacientes: entenda!

Entenda a real importância da fisioterapia na recuperação de pacientes

4 minutos para ler

Você sabe a importância da fisioterapia na recuperação dos pacientes? Ela — assim como a medicina, a nutrição e a enfermagem — faz parte do tratamento integral para o restabelecimento da saúde dos pacientes. Com várias décadas de desenvolvimento técnico, há uma verdadeira ciência na recuperação fisioterápica com comprovação científica, a qual mostra que, em alguns casos, ela pode ser o melhor tratamento para algumas condições. Além disso, ela é importantíssima como complemento a vários outros tipos de tratamento, como cirurgias e medicações.

Sua grande vantagem é contar com uma ampla gama de técnicas e procedimentos minimamente invasivos, o que acelera a recuperação do paciente e gera menor grau de estresse físico e psicológico. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

Em quais casos a fisioterapia é essencial?

Como explicamos, em alguns casos, a fisioterapia faz parte do arsenal básico de reabilitação do paciente, reduzindo de forma significativa o tempo de incapacitação.

AVC

As principais consequências de um AVC são as sequelas neuromotoras, as quais comprometem bastante a qualidade de vida do paciente. Por exemplo, frequentemente ocorrem paralisias ou redução dos movimentos de um lado do corpo. Com a fisioterapia, é possível estimular o sistema neuromuscular para recuperar alguma funcionalidade dos membros. Com o tempo, nas condições mais leves, é possível uma recuperação quase total.

Lesões

Antigamente, qualquer lesão na bacia ou no fêmur era tratada com cirurgia — a qual, muitas vezes, não era efetiva e trazia mais complicações. A fisioterapia, entretanto, surgiu como uma opção minimamente invasiva e muito resolutiva em alguns casos. Por exemplo, nas luxações, rompimentos de ligamentos e desgastes ósseos, o fortalecimento da musculatura da articulação pode ser suficiente para recuperar a lesão. Nos últimos anos, a fisioterapia também tem se tornado o tratamento principal para as hérnias de disco.

Pós-cirúrgico

Após algumas cirurgias, a fisioterapia reduz o tempo necessário para a recuperação do paciente, além de prevenir complicações. Esse é o caso das próteses e órteses, pois as técnicas fisioterápicas ajudam a reduzir a ocorrência de tromboses ao permitir um retorno mais rápido da deambulação.

Preparo para transplantes

Atualmente, todo o protocolo de preparo para transplantes de pulmão e de coração demandam a fisioterapia respiratória para melhorar a capacidade física do paciente. Afinal, com o tempo, o corpo do doente se adapta a um baixo nível de atividade. No entanto, o órgão que ele recebe é de uma pessoa saudável. Então, para que não haja um desequilíbrio entre o corpo e o novo órgão, existem várias técnicas de reabilitação.

Quais os benefícios da fisioterapia?

A fisioterapia é um dos principais eixos do cuidado médico para o paciente e promove uma recuperação permanente em muitas condições médicas. Sem ela, algumas doenças não podem ser tratadas. Então, quando há indicação do médico, é porque ela realmente é necessária e eficaz. Também ajudará o paciente a evitar outros tratamentos mais intervencionistas, como cirurgias ou alguns remédios com vários efeitos colaterais.

Portanto, esteja sempre ciente da importância da fisioterapia para a saúde e o bem-estar. Hoje em dia, ela é uma ciência amplamente estudada no mundo todo e extremamente atualizada com as melhores práticas. Além disso, na maioria dos casos, não conta com nenhum efeito colateral e contraindicações.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao cuidado e à recuperação das doenças? Então, não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0