Cuidados pós cirurgia: 5 cuidados essenciais para pacientes nesse quadro Cuidados pós cirurgia: 5 cuidados essenciais para pacientes nesse quadro

Veja 5 cuidados essenciais para pacientes pós-cirurgia

4 minutos para ler

Os cuidados pós-cirurgia são tão importantes quanto o procedimento pelo qual o paciente passou. Afinal, uma cirurgia altera bastante o funcionamento do organismo, aumentando a necessidade de energia e nutrientes.

Além disso, o próprio processo de recuperação acaba gerando alguns riscos, deixando nosso corpo mais suscetível a infecções, desidratação, formação de trombos, ou coágulos, entre outros problemas.

Por isso, se você quiser garantir o sucesso da cirurgia, é essencial seguir todas as recomendações médicas. Confira, neste artigo, 5 cuidados essenciais no período pós-cirúrgico!

1. Alimentação

Após uma cirurgia, o corpo precisa se reconstruir. As feridas precisam ser cicatrizadas, o sistema imunológico deve combater as infecções e as doenças de base, como diabetes e hipertensão arterial, devem ser controladas.

Visto que é um processo muito desgastante para o organismo, ele precisa de energia para recompor os tecidos e manter suas funções normais. Caso contrário, muitos problemas podem surgir, mesmo que a equipe cirúrgica tenha feito um trabalho impecável.

Primeiramente, é preciso garantir a ingestão da quantidade certa de carboidratos. Afinal, eles são os principais combustíveis para as células de defesa combaterem micro-organismos. Além disso, também são necessários para a produção de todas as enzimas e proteínas relacionadas com a regeneração.

Também, o aporte de proteínas deve ser aumentado, já que esses nutrientes são os tijolos que constroem a pele e os nossos órgãos. Caso elas não sejam ingeridas ou administradas de forma suficiente, a ferida cirúrgica não vai cicatrizar, gerando problemas como fístulas (comunicação anormal entre dois órgãos) e reaberturas de feridas.

Por fim, as proteínas são essenciais para que o corpo produza os anticorpos necessários para matar os germes.

2. Deambulação

Depois da infecção hospitalar, a principal causa de complicações pós-cirúrgicas é o aumento da coagulação do sangue. Para ajudar na cicatrização das feridas, as plaquetas proliferam bastante e liberam substâncias que facilitam a formação de trombos. Isso pode gerar eventos potencialmente fatais como o tromboembolismo pulmonar (TEP) e a trombose venosa profunda (TVP).

Por isso, a mais atual recomendação científica é que os pacientes comecem a se locomover o quanto antes, visto que isso evita a formação e o alojamento de trombos nos vasos. No entanto, as quedas também são uma preocupação importante.

Assim, é preciso que o paciente conte com equipamentos que ajudem na caminhada, como os andadores, além da supervisão de outra pessoa.

3. Postura no leito

A postura no leito também influencia na formação de trombos, principalmente naqueles pacientes que não têm condição de andar. Modificar a posição da cama com frequência e manter as pernas elevadas são atitudes simples com uma ação preventiva significativa.

Também há compressores pneumáticos que fazem pressão nas panturrilhas do paciente simulando os movimentos musculares de uma caminhada.

4. Hidratação

Quando um paciente sai do bloco cirúrgico, a hidratação é sempre a principal preocupação da equipe médica. Pacientes desidratados respondem mal aos tratamentos, têm uma recuperação mais lenta e correm um maior risco de eventos negativos, como reinternações, transferência ao CTI e, até mesmo, o óbito.

Por isso, para manter o paciente hidratado, siga corretamente as orientações médicas em relação ao uso de terapia com soros orais ou venosos. Se não houver nenhuma indicação especial, pode-se dar um copo, ou 200 ml, de água filtrada a cada hora que o paciente estiver consciente.

5. Cuidados com a ferida cirúrgica

As feridas cirúrgicas devem ser cuidadas conforme a indicação médica. Há curativos que não devem ser retirados por alguns dias, enquanto outros precisam ser trocados de hora em hora. Siga exatamente o que o médico diz em relação à limpeza e à troca, pois isso evita a maior parte das infecções.

Seguindo esses cuidados pós-cirurgia, você reduz bastante o risco de qualquer complicação. São ações simples, mas que podem evitar sérios problemas. Então, não deixe de seguir nenhuma dica que apresentamos!

Quer saber mais sobre a importância de uma cama hospitalar para o paciente pós-cirúrgico? Confira o nosso post sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0