Aluguel de equipamentos hospitalares: entenda quando e por que é a melhor opção Aluguel de equipamentos hospitalares: entenda quando e por que é a melhor opção

Aluguel de equipamentos hospitalares: entenda quando e por que é a melhor opção

6 minutos para ler

Os equipamentos hospitalares são grandes aliados no processo de recuperação do paciente, garantindo conforto, segurança e melhor qualidade de vida para aquele que está com mobilidade reduzida. Neste contexto, o aluguel pode ser uma boa opção, oferecendo algumas vantagens em relação à compra do equipamento.

Neste artigo, conversamos com o dr. Eduardo de Souza Meireles, médico geriatra e reumatologista pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela associação Médica Brasileira (AMB), e com Emídio Jr., diretor da Locaset, sobre o aluguel de equipamentos hospitalares. Confira!

Quando o equipamento hospitalar é necessário?

Equipamentos hospitalares, como cadeira de rodas, cadeira para banho, andador, facilitadores para necessidades fisiológicas na cama, cama hospitalar, tubo de oxigênio, oxímetro de dedos etc, são itens de assistência domiciliar que oferecem maior conforto para o paciente.

Segundo o doutor Eduardo eles são necessários sempre que há um consenso entre os familiares, o paciente e o médico assistente, “para se tomar uma decisão de que a melhor forma de se assistir aquela pessoa enferma é a Assistência Domiciliar (Home Care), com aparelhos/recursos semelhantes àqueles utilizados em um apartamento ou enfermaria hospitalar”.

Em relação à cama hospitalar, por exemplo, o doutor diz que ela é indicada para tratamento em casa porque “o paciente que requer cuidados domiciliares normalmente precisa de tecnologia, conforto e segurança que só uma cama hospitalar pode oferecer”, tanto para o paciente quanto para o cuidador.

Comprar ou alugar? Qual a melhor opção?

Em geral, essa decisão está associada ao tempo pelo qual o equipamento será necessário. A aquisição pode ser mais vantajosa para pacientes que tem um diagnóstico permanente ou quando a necessidade é de longo prazo, enquanto, segundo o Dr. Eduardo, o aluguel pode ser uma opção mais interessante para pacientes com necessidades de médio ou curto prazo.

Além disso, também é importante considerar o espaço disponível. Pacientes que farão uso intercalar do equipamento precisam ponderar, antes de adquirir o produto, se a casa terá espaço e condição para armazenar corretamente o equipamento enquanto ele não está em uso.

Quais as vantagens do aluguel de equipamentos hospitalares?

Equipamento de ponta por um preço acessível

Com o avanço da engenharia biomédica, novos equipamentos, mais confortáveis, seguros e com funcionalidades que buscam dar mais mobilidade aos pacientes, sempre são lançados no mercado. Desse modo, ao comprar um equipamento hospitalar de excelência, além de pagar um valor alto, o cliente também corre o risco de ver seu produto ficar obsoleto com o tempo.

No aluguel, além de ter acesso a um equipamento com a melhor tecnologia por um preço acessível, sem precisar pagar o valor integral da peça, o usuário ainda pode trocá-lo, quando necessário, por um equipamento mais novo ou por qualquer outro modelo que se adapte melhor as suas necessidades.

Contratos semanais, quinzenais ou mensais

Existem diversos tipos de contratos com a locadora, de acordo com o tipo de equipamento e a natureza do diagnóstico. Contratos mensais permitem um melhor controle de custo, otimizando o planejamento de gastos e possibilitando a renovação ou o cancelamento do contrato a cada mês.

Manutenção permanente

Esse é um ponto chave na hora de optar pelo aluguel. A maioria das empresas oferece manutenção permanente do equipamento — isso significa que o cliente não precisa se preocupar com a deterioração do produto, ficando a cargo da empresa locadora agendar a manutenção preventiva e realizar a manutenção corretiva. Isso inclui a substituição de peças e o suporte em qualquer eventualidade.

A Locaset, referência de aluguel de equipamentos hospitalares para uso residencial, por entender como a agilidade da assistência técnica está associada à qualidade de vida daquele que está com mobilidade reduzida, tem por norma oferecer suporte em até 6 horas, indo até a residência do paciente e consertando ou repondo imediatamente a peça que apresentou falha.

Como funciona a locação de equipamentos hospitalares?

Cuidados de higiene

O equipamento hospitalar deve ser devidamente higienizado antes de seguir para a casa do paciente. Equipamentos grandes, como camas, devem ser desmontados para que as peças sejam limpas e avaliadas individualmente.

Outro ponto importante é a repintura e a troca de capas de colchões e almofadas. A Locaset tem um sistema rígido de higienização, em que todas as peças são lavadas com equipamentos específicos e soluções químicas recomendadas pela ANVISA, atentando-se para boas práticas hospitalares.

Transporte

O ambiente em que o equipamento é transportado também deve ser devidamente limpo e higienizado, para evitar contaminações ou avarias no equipamento. A Locaset faz o transporte em veículos próprios, com carroceria e piso laváveis, que são higienizados diariamente.

Em relação às peças, estas são embaladas individualmente e envoltas em filme plástico para que cheguem ao destino sem contato com contaminantes. Quando as peças são muito grandes e não cabem no elevador nem desmontadas, há necessidade de içamento até o apartamento do paciente. Essa é uma operação de extrema técnica e cuidado, que deve sempre ser executada por profissionais especializados.

Montagem e instalação

Alguns equipamentos precisam ser instalados por profissionais. Camas, guinchos, cadeiras giratórias e outros objetos grandes são muitas vezes transportados em partes e remontados no local. Na Locaset, todo transporte é acompanhado por técnicos que conhecem o equipamento e, ao chegar ao destino, além da montagem, dão as primeiras instruções aos responsáveis pelo paciente.

Como alugar equipamentos de boa qualidade?

Tanto equipamentos de auxiliar de mobilidade, como cadeiras de rodas, andador, guincho de transporte, bengala, quanto de conforto, como camas e poltronas, devem ter o selo de controle da ANVISA. Isso garante que o equipamento passou por um teste de qualidade e está apto para interagir com o paciente.

Nós da Locaset alugamos apenas equipamentos certificados e de uso comprovado na rede hospitalar. A melhor recomendação para um equipamento é saber que ele é usado e aprovado pelos melhores hospitais, com selo de acreditação. É o caso das camas Hill-Rom, com acionamento e controle eletrônico, similares ao que se usa em hospitais como o Albert Einstein (São Paulo).

Neste post, vimos como os equipamentos hospitalares são importantes para melhorar a qualidade de vida do paciente e as vantagens de optar pelo aluguel. Uma assistência técnica confiável, com prazos de atendimento e qualidade na entrega do serviço, são itens essenciais a serem avaliados na hora de optar pelo aluguel.

A Locaset trabalha a mais de quarenta anos com equipamentos hospitalares e Home Care. Somos referência no mercado e temos um compromisso em proporcionar um bom atendimento e preços acessíveis no aluguel de equipamentos hospitalares.

E aí? Gostou do post e ficou interessado em alugar um equipamento hospitalar? Então entre em contato conosco. Teremos prazer em te ajudar a escolher a melhor opção.

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0