Como alugar a cadeira de rodas ideal? Entenda o que avaliar

3 minutos para ler

Quando lidamos com pacientes com necessidades especiais — sejam elas transitórias ou permanentes —, inevitavelmente surgem algumas dúvidas. O momento de alugar uma cadeira de rodas levanta essas questões: afinal, todas as cadeiras de rodas são iguais? O que levar em consideração no momento do aluguel?

Para sanar essas dúvidas, separamos as principais variáveis para você levar em consideração ao alugar cadeira de rodas. E já adiantamos que não, as cadeiras de rodas não são todas iguais. Continue lendo o post para descobrir as diferenças entre elas!

O que pode variar?

As cadeiras de rodas são compostas por partes diferentes, que variam entre os diferentes modelos. A espuma utilizada na cadeira e os modelos dos pneus e das rodas devem ser, sempre, adequados à situação do paciente. Detalhes como motorização da cadeira e complementos (como almofadas e porta-copos) também podem fazer toda a diferença.

Comecemos pelo básico: o assento da cadeira não tem uma largura e espessura únicas. Caso o paciente que fará uso da cadeira de rodas seja obeso, por exemplo, ele necessitará de uma cadeira mais larga. Para indivíduos mais magros, uma espuma profunda demais pode causar desajuste na postura e, a longo prazo, dores nas costas.

Em seguida, é importante avaliar as rodas e os pneus. Os pneus têm a função de absorver o impacto do contato com o chão; por isso, modelos mais macios oferecem uma estabilidade maior no movimento. No entanto, pneus mais sólidos são mais duráveis do que os macios, diminuindo seu preço a longo prazo.

O peso da cadeira de rodas também será importante: as que têm rodas de aro raiado, por exemplo, são mais leves que as demais. Além disso, cadeiras de rodas com a estrutura em aço são mais pesadas do que as de fibra de carbono. Viu como todos os detalhes fazem a diferença no conforto e eficácia do equipamento?

Quais condições especiais devem ser observadas?

Alguns pacientes necessitam de um cuidado maior no uso da cadeira de rodas. O exemplo mais comum é o de idosos frágeis, com mobilidade reduzida e menor força muscular. Nesses casos, o paciente não conseguirá mover a cadeira com as próprias mãos. A indicação de cadeiras de rodas motorizadas, portanto, aumenta.

Outro público que requer uma atenção especial é o infantil. A cadeira de rodas para crianças frequentemente requer cintos de segurança, que impedem que elas caiam do equipamento. Além disso, alguns modelos são dobráveis e podem ser carregados no carro, trazendo uma maior comodidade no transporte.

Analisar cuidadosamente a situação do paciente em uso de cadeira de rodas é essencial para escolher o modelo ideal. Para esse propósito, escolher um fornecedor de qualidade faz toda a diferença: com um aconselhamento adequado, você terá mais ferramentas para optar pelo equipamento que mais será útil para a situação. Além disso, dicas como adaptação do banheiro e controle dos esfínceteres — que são comuns nesse momento — também podem ser sanadas com profissionais capacitados.

Pensando nisso, a Locaset conta com uma equipe treinada e especializada para alugar todos os equipamentos disponíveis em nosso repertório. Contamos com diversos modelos de cadeira de rodas, voltados especialmente para quem precisa temporariamente desses modelos.

Se você está à procura de alugar cadeira de rodas, por que não entra em contato conosco? Estamos prontos para atender você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0