exercícios para treinar a memória exercícios para treinar a memória

Confira 4 exercícios para treinar a memória na terceira idade

4 minutos para ler

Conforme envelhecemos, nossa capacidade de reter memórias a curto prazo é prejudicada. É comum encontrarmos idosos que se esquecem de conversas recentes, de compromissos ou número de telefone, embora sejam perfeitamente capazes de contar, com detalhes, histórias sobre sua juventude.

Essa dificuldade em reter acontecimentos recentes está relacionada à dificuldade de converter memórias de curto prazo em informações perenes, duradouras. No entanto, assim como nosso corpo pode manter-se saudável e ativo por meio de atividade física e de uma alimentação adequada, o nosso cérebro também pode ser estimulado por meio de exercícios para treinar a memória.

Neste artigo separamos 4 atividades simples para treinar a memória na terceira idade que você pode colocar em prática já. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura!

1. Passatempo de banca: bons aliados para seu cérebro

Alguns passatempos, encontrados em revistas recreativas de banca, são ótimas atividades para exercitar o cérebro. A maior parte exige que o jogador preste atenção e memorize, durante algum tempo, a informação que ele está buscando até encontrá-la.

Essas atividades ajudam a exercitar a memória, criando uma espécie de “capacidade de associação”. No dia a dia, isso melhora a habilidade do idoso de se lembrar dos acontecimentos recentes. Alguns passatempos populares são:

  • palavras cruzadas;
  • caça palavras;
  • jogo dos 7 erros;
  • sudoku.

2. Xadrez, dominó e jogos de baralho: exercícios para treinar a memória em grupo

Alguns jogos, como xadrez, dama, dominó e jogos tradicionais de baralho, como Buraco e Canastra, podem ser praticados em dupla ou em grupo.

Essa atividades, além de exigirem concentração e raciocínio lógico e estimularem a memória, também incentivam o sentimento de pertencimento a um grupo. Na terceira idade, incentivar o contato social (e não se isolar ou resumir o convívio social apenas à família) é de suma importância para a saúde mental e para a qualidade de vida do idoso.

3. Origami: uma arte oriental boa para a memória, para a atenção e para a coordenação motora

O origami é uma arte oriental que busca criar objetos ou formas por meio da dobradura de papel. Existem diversos livros e vídeos tutoriais no YouTube, com vários níveis de dificuldade, em que pode-se aprender o passo a passo para criar uma dobradura.

Além de relaxante, a arte também melhora a concentração, a memória e a atenção. Para idosos, ela ainda oferece o benefício de estimular a coordenação motora.

4. Descreva uma imagem no papel: uma forma de exercitar a memória e a criatividade

Outra forma de exercitar a memória (e a criatividade) é observar por alguns segundos uma fotografia ou uma imagem de revista e depois descrever no papel todos os detalhes que compõem a imagem. Vale tudo: as roupas das pessoas na cena, as expressões faciais, a paisagem ao fundo, as cores etc. Feito isso, deve-se comparar para ver quais descrições foram acertadas.

Assim, entendemos qual é a importância de exercitar o cérebro na terceira idade e aprendemos alguns exercícios para treinar a memória. Simples, essas atividades não exigem muita mobilidade e podem ser implementadas de forma gradual na rotina do idoso. Exercícios praticados em grupo ou em dupla, como xadrez e jogos de carta, são especialmente interessantes, pois também estimulam o convívio social.

E ai, gostou deste post? Já escolheu quais exercícios você vai começar a praticar? Então conta aqui para a gente nos comentários!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0