4 exercícios para idosos: entenda a importância e os benefícios 4 exercícios para idosos: entenda a importância e os benefícios

4 exercícios para idosos: entenda a importância e os benefícios

4 minutos para ler

Alimentar-se bem e praticar alguma atividade física são hábitos fundamentais para quem deseja viver com qualidade. Para os idosos, essa recomendação é ainda mais importante. Conforme envelhecemos, nosso corpo sofre a perda de força muscular e fica mais suscetível a doenças: por isso, manter uma vida ativa na terceira idade é tão fundamental.

Neste artigo, vamos dar 4 dicas de exercícios para idosos e falar sobre a sua importância. Confira!

Quais são os benefícios da prática de atividade física na terceira idade?

Além de melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, a prática regular de exercícios físicos tem inúmeros benefícios na vida do idoso. Por exemplo:

  • ajuda a fortalecer a musculatura;
  • ajuda na prevenção de quedas e acidentes;
  • dá mais autonomia para a pessoa idosa;
  • melhora a qualidade do sono;
  • melhora a autoestima e mantém a vida social ativa.

Praticar exercícios libera endorfina, que é a responsável pela sensação de bem-estar. Isso ajuda o idoso a se sentir melhor e a encarar a vida com mais alegria.

Outro ponto chave é que a prática de exercícios também promove o contato social, sobretudo com outros idosos. Após a aposentadoria, pode ser que o idoso sinta que seu ciclo social foi reduzido. Desse modo, incentivar atividades nas quais haja uma interação social é importante para fazer com que o idoso se perceba novamente como membro de um grupo.

Quais são os melhores exercícios para idosos?

1. Pilates

O pilates é um exercício que aumenta a flexibilidade e tonifica a musculatura, melhorando a coordenação motora, estimulando a circulação sanguínea, reduzindo os sintomas de osteoporose, diminuindo o risco de AVC e também aliviando o estresse. Além disso, a prática também é recomendada para corrigir problemas de postura.

2. Caminhada

A caminhada é um exercício leve, que deve ser praticado de duas a três vezes por semana, conforme o ritmo do paciente. É uma atividade prazerosa e relaxante que, quando praticada ao ar livre, pode ser acompanhada por uma boa conversa ou apreciação do ambiente ao redor.

Entre seus benefícios, podemos citar:

  • o fortalecimento da musculatura e das articulações;
  • a melhora do ritmo cardíaco e da capacidade pulmonar;
  • a otimização do sistema circulatório;
  • o aumento da qualidade do sono. 

3. Hidroginástica e natação

Praticar exercícios na água minimiza os impactos e os riscos de lesões. Assim, atividades como hidroginástica e natação são indicadas para a terceira idade. De forma mais segura e agradável, além de promover o contato com o grupo, esse tipo de exercício também ajuda na capacidade respiratória, no condicionamento físico e melhora a coordenação motora.

4. Pedalar de bicicleta

Já na academia, andar de bicicleta é um exemplo de exercício benéfico que contribui para o fortalecimento das articulações, ajudando o idoso a ter mais firmeza nos membros inferiores e, consequentemente, diminuindo o risco de acidentes por quedas.

Portanto, vimos como praticar exercícios físicos regularmente é importante para ter saúde e qualidade de vida na terceira idade. Também conferimos algumas dicas especiais de exercícios para idosos. É bom lembrar que o acompanhamento médico é essencial na hora de realizar atividade física.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de mais dicas sobre cuidar de saúde de quem você ama? Então siga-nos nas nossas redes sociais. Estamos no Twitter e no LinkedIn.

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0