como combater o estresse como combater o estresse

Como combater o estresse da rotina agitada?

4 minutos para ler

Que o estresse é prejudicial para nossa saúde, todo mundo sabe. Sintomas como dores de cabeça, dores musculares, perda de sono e baixa imunidade são típicos, e podem prejudicar sua qualidade de vida. Você já se perguntou como combater o estresse e se livrar desses sintomas?

O primeiro passo desse processo é identificar que ele existe: uma rotina exagerada, seja na vida pessoal ou na profissional, pode passar despercebida ao paciente. É importante analisar quanto tempo você está se dedicando ao trabalho e quando tem tempo para outras atividades.

Afinal, tão importante quanto ser feliz e realizado no trabalho é ter saúde e tempo para cuidar do que realmente importa. Sabemos que não é nada fácil conciliar isso em nosso dia a dia. No entanto, medidas simples podem nos ajudar a ter uma vida mais equilibrada e feliz. Continue a leitura para saber quais são elas.

Tenha uma alimentação saudável

Como diz o ditado, “somos aquilo que comemos”. Uma boa alimentação nos deixa preparados para enfrentar o dia a dia com firmeza, além de influenciar em vários processos — mesmo que não percebamos. Aspectos como qualidade do sono, sistema imunológico e humor estão diretamente associados à alimentação.

Alimentos naturais, como verduras, frutas, legumes, carnes e ovos, devem ser a base da nossa alimentação. Eles têm um valor nutricional alto, ou seja, fornecem todas as vitaminas e minerais que precisamos para que nosso corpo funcione de maneira adequada.

Por outro lado, produtos ultraprocessados — como refrigerantes, doces e produtos de fast food — devem ser evitados ao máximo. Além de ajudarem nos quilinhos extra, eles são pobres em vitaminas e minerais, que são essenciais para que seu corpo funcione bem.

Pratique atividades físicas

Os benefícios das atividades físicas regulares são incontáveis: perda de peso, prevenção de doenças, aumento de musculatura e melhora do sono e da autoestima são só alguns exemplos. Uma simples caminhada de 30 minutos após um dia estressante no trabalho pode arejar sua cabeça e auxiliar no controle do estresse.

Para tudo ficar ainda mais interessante, leve seus filhos para caminhar com você, um amigo, seu cachorro ou todos juntos. Aliar atividades físicas à companhia de pessoas queridas vai enriquecer o seu dia e vai fortalecer ainda mais seus laços. Experimente!

Tire um tempo para você

Quando temos uma rotina agitada, é comum procurarmos nos organizar para termos tempo para tudo: para as reuniões, para o almoço de família, para buscar os filhos na escola… mas e para você mesmo? Esse horário está reservado na sua agenda?

Em um primeiro instante, pode parecer “perda de tempo” gastá-lo consigo mesmo. No entanto, o estresse pode ser uma manifestação inconsciente da falta que você sente das atividades que ama. Acreditamos que podemos inchar nossas atividades profissionais e “dar um jeitinho” nos momentos de descanso e lazer, mas estamos enganados. É preciso estar descansado e de bem consigo mesmo — inclusive para fazer um bom trabalho no dia seguinte.

No século XXI, inevitavelmente, a rotina agitada faz parte de nosso dia a dia. No entanto, devemos nos esforçar para que ela não se torne um fator estressante. É possível trabalhar de forma correta, aplicada e profissional, e ainda assim ter uma vida saudável fora do ambiente de trabalho.

Se você gostou de saber como combater o estresse, certamente seus amigos também se interessarão no assunto. Por que não aproveitar a oportunidade para disseminar essas dicas? Compartilhe este texto em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0