envelhecer com saúde envelhecer com saúde

Envelhecer com saúde: 4 formas de ter mais qualidade de vida na terceira idade

3 minutos para ler

A expectativa de vida, segundo o IBGE, vem aumentando ano a ano. Atualmente, ela é de 76 anos para homens e 79 anos para mulheres. No entanto, será que estamos envelhecendo com qualidade? Segundo o mesmo instituto, uma pesquisa mostrou que a maior proporção dos brasileiros diagnosticados com depressão (11,1%) têm entre 60 e 64 anos.

Envelhecer é um processo natural, inerente aos seres humanos. No entanto, a forma como envelhecemos, bem como a qualidade de vida na terceira idade, são resultados da soma do estilo de vida na juventude e dos hábitos adotados no dia a dia já na velhice.

Assim, independentemente da idade, condição social ou, ainda, se há ou não uma doença ou condição preexistente, adotar um estilo de vida mais saudável é fundamental para envelhecer com saúde.

Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas para te ajudar a encontrar qualidade de vida na terceira idade. Confira!

Alimente-se com qualidade

Na terceira idade, o nosso corpo não tem mais o mesmo metabolismo ou sistema imunológico da juventude, tornando-se mais sensível e vulnerável às doenças. Nesse cenário, para cooperar com o bom funcionamento do organismo, é fundamental dar mais atenção à qualidade dos alimentos que ingerimos.

Cálcio e vitamina D aparecem como aliados na luta contra a perda óssea, bastante comum entre idosos. Já frutas, legumes e verduras em geral são muito bem-vindos, garantindo uma alimentação mais adequada. Comidas industrializadas, bem como o sódio e o açúcar, por outro lado, devem ser evitados.

Vale lembrar que consultar um nutricionista é de extrema importância. Um especialista poderá indicar uma dieta mais direcionada às necessidades nutricionais do idoso.

Pratique exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos aumenta a capacidade respiratória do indivíduo, permitindo que o corpo leve oxigênio de forma mais eficiente para os tecidos. Além disso, também estimula a produção de hormônios ligados ao bem-estar.

Promova uma vida social ativa

O bem-estar físico não existe isoladamente: anda de mãos dadas com o bem-estar mental e emocional. Desse modo, o sentimento de pertencimento a um determinado grupo é um fator muito importante para envelhecer com saúde.

Na velhice, principalmente após a aposentadoria, é comum que o ciclo social do idoso seja reduzido, retendo-se, geralmente, à família. Assim, é importante incentivar que o idoso participe de atividades que promovam a interação social com pessoas dentro da comunidade. Estimular um hobby é uma forma interessante de se fazer isso.

Por fim, lembre-se: envelhecer com saúde é um hábito

Alimentar-se melhor e praticar exercícios (e até mesmo promover a interação social) são hábitos que devem ser implantados no dia a dia do idoso de forma gradual, suave, e não repentinamente.

Dificilmente alguém acostumado com uma dieta a base de alimentos processados, ou que não costuma praticar exercícios, conseguirá mudar de uma hora para outra. Por isso, para que envelhecer com saúde se torne um hábito, é necessário ter em mente que pode levar algum tempo.

Assim, vimos a importância de adotar bons hábitos no dia a dia do idoso para envelhecer com saúde. Conferimos algumas dicas sobre alimentação, exercícios e qualidade do sono, e também aprendemos como promover o contato social é fundamental para o bem-estar do idoso.

E aí? Gostou do nosso post? Quer ajudar mais pessoas a envelhecer com saúde? Então, compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0