como fazer novos amigos como fazer novos amigos

Como fazer novos amigos na vida adulta? Entenda a importância!

4 minutos para ler

Boas amizades são fundamentais para ter uma vida feliz e equilibrada; afinal, ter alguém com quem contar nos ajuda a passar por situações difíceis, compartilhar nossas conquistas e melhorar nossa qualidade de vida. Mas você já se perguntou como fazer amigos, mesmo já na idade adulta?

Classicamente, consideramos a infância o melhor momento para se fazer amigos. Você mesmo deve ter alguém que conheceu bem jovem, e que mantém a amizade até hoje. Embora esses laços sejam valiosos, no entanto, nada nos impede de construir relações duradouras na vida adulta.

Mas, afinal, como ajudar nessa aproximação? Às vezes, estamos tão acostumados com nossos amigos de infância que podemos ficar “enferrujados” na hora de construir novos laços. Por isso, separamos, a seguir, dicas valiosas para ajudar você nessa tarefa. Vamos lá?

Frequente lugares novos

Frequentar ambientes diferentes dos que eventualmente frequentamos pode ser muito eficaz. Além de expandir seu horizonte físico, você terá contato com pessoas e situações novas, o que pode ser o gatilho para o início de uma amizade.

Experimente um novo restaurante, com opções de comida que te agradam. Ou, talvez, um parque para caminhar com seus filhos — que seja diferente do que vocês costumam ir. Busque eventos na cidade que reúnam pessoas com interesses parecidos com os seus. Afinal, similaridade é fundamental para a construção e manutenção das amizades, não é mesmo?

Use interesses em comum a seu favor

É muito mais fácil se relacionar com pessoas com pretensões, gostos e rotinas parecidas com a nossa. É fácil imaginar o porquê: pessoas que já têm filhos, por exemplo, costumam frequentar os mesmos lugares e ter as mesmas demandas. Com isso, a identificação é criada e o assunto flui melhor — e assim é mais fácil se encontrar novamente! Se você está à procura de novos amigos, isso pode ser usado a seu favor.

Atualmente, existem várias maneiras de encontrar interesses coincidentes nas outras pessoas. Sem dúvida, a ferramenta mais eficaz para esse fim são as redes sociais: elas possibilitam visitar páginas, grupos e perfis que nos mostram um pouco mais sobre as outras pessoas, facilitando a aproximação. Além disso, você ainda pode procurar por pessoas que tenham amigos em comum com você — o que não deixa de ser um interesse em comum.

Demonstre interesse

O paradigma de que a idade adulta é imprópria para a construção de novas amizades ainda é muito disseminado na sociedade. Por isso, mesmo frequentando novos lugares e usando interesses em comum ao seu favor, talvez você ainda encontre dificuldades. O motivo é que as outras pessoas podem simplesmente não estar esperando criar novos laços.

Por isso — diferentemente do que ocorre na infância — adultos precisam demonstrar estar interessados na criação de amizades. Caso contrário, a outra pessoa acreditará que você já tem um círculo de amizades fechado, e se afastará.

Por isso, ser extrovertido, puxar assunto e demonstrar interesse genuíno no outro é essencial para fazer novas amizades na idade adulta. Caso você ache que a timidez é um problema, ajuda profissional pode ser ideal para você. Psicólogos, nesses casos, são os mais indicados.

Fazer novos amigos na vida adulta pode parecer uma tarefa difícil e assustadora, mas não é: ela só requer um pouco de planejamento e algumas saídas da zona de conforto. No mais, o processo deve ser leve, natural, e — acima de tudo — nos trazer alegria e conforto.

Gostou de nossas dicas? Elas foram úteis? Acha que pode ajudar alguém que não sabe como fazer novos amigos? Então, compartilhe esse texto em suas redes sociais e nos ajude a disseminar essas informações!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0