Quais cuidados ter com pacientes com lesão óssea? Quais cuidados ter com pacientes com lesão óssea?

Quais cuidados ter com pacientes com lesão óssea?

4 minutos para ler

A lesão óssea é uma das mais prevalentes na população. Este conceito engloba desde traumas e fraturas — mais comuns na infância — até lesões por osteoporose, que acometem mais os idosos. Como o período de recuperação é longo e envolve cuidados específicos, é importante que saber como auxiliar esses pacientes de forma adequada e cuidadosa.

Neste artigo, falaremos sobre os principais cuidados que devemos ter com pacientes com lesão óssea. Com isso, você conseguirá aumentar a eficácia do tratamento e diminuir os riscos de complicações. Continue lendo o post para saber mais!

Atente-se ao risco de outras lesões

Muitas vezes, a lesão óssea é causada por alguma outra doença: osteoporose e tumores são alguns que podem causar esse agravo. Um paciente com uma lesão óssea tem maior risco de desenvolver outras lesões; afinal, ainda que tratemos a lesão atual, a doença de base persiste aumentando esse risco.

É importante, portanto, que atividades físicas extenuantes sejam evitadas no período de recuperação. Nos primeiros dias, o ideal é que o paciente fique em repouso total. Como o corpo demanda nutrientes para resolver a lesão, o descanso poupa energia para que o sistema imunológico atue.

Em seguida, exercícios leves podem ser necessários para fortalecer a musculatura, que pode se fragilizar com o período de descanso. É recomendado, no entanto, que o processo seja acompanhado por um médico ou fisioterapeuta, que recomendem os melhores exercícios.

Em alguns casos, cuidados mais profundos podem ser necessários; o uso domiciliar de uma cama hospitalar é um exemplo frequente. Além disso, nunca deixe de observar as recomendações do médico que estiver acompanhando o paciente!

Verifique alterações na pele

Como o repouso é fundamental na recuperação, devemos nos preocupar com o que é chamado de “úlceras por pressão”. Elas ocorrem quando o paciente fica muito tempo deitado e o líquido do corpo se acumula em uma região específica: locais próximos à articulação da bacia e as costas são os mais comumente acometidos.

Por isso, verifique sempre como está a pele nesse local. Úlceras por pressão têm a cicatrização mais lenta e podem não fechar com a mesma velocidade de antes. A melhor maneira de evitá-las é mudar constantemente a posição do paciente, para impedir o acúmulo de líquido.

Tenha cuidado com a higienização

Como os pacientes com lesões ósseas necessitam de um tempo maior de repouso, a higiene pode ser um problema. Você pode necessitar, para esse fim, de cadeiras especializadas para banho ou até mesmo de banhos no próprio leito. É importante recordar que uma higiene precária predispõe a complicações, como infecções. Caso o paciente esteja com descontrole esfincteriano, os cuidados devem ser ainda mais frequentes.

Por isso, mantenha uma rotina fixa de cuidados de higiene, como escovação dos dentes e banhos espaçados. Pode parecer um cuidado trivial, mas é possível que tanto o cuidador quanto o paciente se esqueçam dele.

Monitore a lesão óssea

O cuidador deve ficar atento a complicações na própria lesão. É comum que, antes da recuperação, uma cirurgia seja necessária para a correção de alguma anormalidade. Nesses casos, os piores desfechos são infecções na ferida operatória, sangramentos excessivos ou inchaço local. Caso a lesão não esteja coberta por um gesso, adote a rotina de verificar seu aspecto e trocar o curativo conforme a orientação médica.

O período prolongado de recuperação e a gravidade de doenças associadas são fatores principais no cuidado de pacientes com lesão óssea. Por isso, é necessário que você compreenda a importância de uma rotina de monitoramento e de paciência nesse momento.

Outros pacientes que também precisam de nossa atenção no cuidado são aqueles com alterações esfincterianas. Que tal saber mais sobre como ajudá-los?

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0