pilates na terceira idade pilates na terceira idade

Afinal, quais são os benefícios da prática de pilates na terceira idade?

4 minutos para ler

Criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o pilates promove a valorização do corpo e da mente do indivíduo. A prática, que é baseada em alongamento contínuos e suaves, estimula o equilíbrio, o fortalecimento muscular, a postura, reduz as dores e também trabalha com a concentração e a consciência corporal.

Por todos esses motivos citados acima, trata-se de uma modalidade de exercício bastante recomendada para idosos. Pensando nisso, este texto abordará os benefícios do pilates na terceira idade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Promove o fortalecimento muscular

Um dos principais benefícios do pilates na terceira idade é o fortalecimento do corpo. A prática estimula, por meio de movimentos suaves, a extensão e a contração das fibras musculares. No dia a dia, isso reflete em movimentos mais fortes, precisos e estáveis.

Melhora o equilíbrio

Na terceira idade, o equilíbrio é comprometido, tornando o idoso mais suscetível a quedas. O pilates trabalha nesse aspecto por meio da tonificação muscular, ajudando na estabilidade e na firmeza dos movimentos.

Estimula a consciência corporal

Ao propor exercitar o corpo de forma suave e contínua, o pilates ajuda a criar uma consciência corporal melhor. Isso significa que o idoso passa a ficar ciente do funcionamento dos seus músculos, conhecendo melhor suas capacidades e limites. Na prática, isso ajuda na percepção espacial, que, por sua vez, também contribui para o equilíbrio.

Aumenta a concentração

Durante a prática do pilates, o idoso deve se concentrar nos movimentos que está realizando. Assim, além da promoção da consciência corporal, a natureza da atividade também estimula a concentração e promove o bem estar.

Previne e trata lesões

Conforme envelhecemos e perdemos força muscular, ficamos mais sujeitos a sofrer lesões por meio de queda. Como o pilates trabalha com o equilíbrio e com o fortalecimento muscular, além da consciência corporal, ele ajuda na prevenção das quedas, proporcionando movimentos mais precisos e um corpo mais forte.

Além disso, também é possível dar uma atenção maior a determinada área do corpo, estimulando a musculatura e promovendo a reabilitação de uma lesão, de acordo com as orientações do médico ou fisioterapeuta.

Corrige a postura

Outro beneficio bastante útil do pilates na terceira idade é a melhora da postura corporal. Com exercícios que estimulam diretamente a coluna, a modalidade tende a corrigir a envergadura natural da terceira idade, diminuindo as dores e aumentando a qualidade de vida.

Fortalece a saúde

A prática regular do pilates também ajuda a prevenir doenças, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e contribui para qualidade de vida na terceira idade. Mesmo no período pós-cirúrgico, é importante, de acordo com as orientações médicas, manter o corpo em movimento, para auxiliar na recuperação.

Por fim, além dos benefícios citados, é importante mencionar que o pilates é uma atividade de baixo impacto, com movimentos de alongamento que melhoram a flexibilidade do corpo. Assim, caso haja orientação médica, é uma boa alternativa de recuperação pós-cirúrgica.

Neste conteúdo, você aprendeu como a prática do pilates na terceira idade pode ser benéfica, já que ajuda a promover o bem-estar físico e emocional daqueles que o praticam.

Se gostou de saber mais a respeito do tema e deseja se informar mais sobre cuidados pós-cirúrgicos, confira o nosso blog post com 4 dicas para otimizar a recuperação!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0