Segurança do idoso: confira nosso checklist de 4 passos Segurança do idoso: confira nosso checklist de 4 passos

Checklist: veja 4 passos para garantir a segurança do idoso em casa

4 minutos para ler

Em algum momento da vida, é possível que qualquer um de nós precise ser responsável pelos cuidados de algum idoso. Pode ser nosso pai, nossa mãe, alguém da nossa família ou até mesmo um vizinho. Nesse momento, a segurança do idoso pode parecer um desafio muito grande: como evitar acidentes e garantir mais conforto para aqueles que amamos?

Embora essa seja uma tarefa complexa, lembre-se que coisas difíceis são apenas uma junção de coisas fáceis. Pensando nisso, selecionamos 4 dos principais passos para garantir a segurança do idoso no ambiente domiciliar. Colocando em prática hábitos simples, você pode reduzir o risco de acidentes desses pacientes. Vamos lá?

1. Confie nas barras de segurança

Barras de segurança são estruturas metálicas, colocadas à altura das mãos nas paredes. Elas servem para que idosos e outras pessoas com mobilidade reduzida tenham onde se apoiar enquanto andam. Além de fornecer maior segurança para a caminhada, as barras também podem servir de suporte imediato no caso de uma queda.

A localização dessas barras faz toda a diferença. Elas são mais adequadas se estiverem onde há maior risco de acidentes, deslizes e quedas: banheiros, escadas e ao lado da cama são bons exemplos de instalação das barras de segurança.

2. Garanta o espaço de portas e boxes

As portas convencionais, que são mais comumente utilizadas, podem não ser adequadas aos idosos que necessitam de cuidados especiais. Isso ocorre porque frequentemente eles necessitam de aparelhos e equipamentos específicos — como camas hospitalares e cadeiras de rodas. Você já se perguntou como esses equipamentos passarão pelas portas da sua casa?

Garantir que o idoso circule confortavelmente evita que ele precise fazer movimentos mais delicados, “manobrando” para se locomover. Além das portas dos cômodos, os boxes nos banheiros também recebem atenção especial. Considerar investir em um banheiro adaptado pode trazer uma segurança superior nesse ambiente que pode causar tantos riscos.

3. Utilize pisos antiderrapantes

Uma das maiores modificações na fisiologia dos idosos diz reispeito à coordenação motora. Com o passar dos anos, fica mais difícil evitar escorregões ou tropeços nos objetos da casa. Por isso, preocupe-se com os pisos e tapetes que utiliza em sua casa: você pode optar por revestir o piso, por exemplo, com adesivos antiderrapantes. Além disso, alguns tapetes também contam com uma camada emborrachada na parte de baixo que os protege de deslizar sobre o piso.

4. Tenha um método de chamar ajuda

Mesmo que tomemos todas as medidas de precaução possíveis, o risco de acidentes ainda existe. Para esses momentos, é bom fazer valer o ditado que diz que “o seguro morreu de velho”. Tenha sempre um aparelho celular de segurança, de fácil acesso ao idoso, para que ele possa pedir socorro em casos de necessidade. Devido à mobilidade reduzida, em grande parte dos acidentes ele não conseguirá se levantar — e cada segundo é precioso, nesses momentos.

Hoje em dia, é possível utilizar métodos ainda mais tecnológicos para esse pedido de urgência. O principal exemplo é visto nos botões de pânico, que acionam um método de comunicação para pedir ajuda em momentos de dificuldades. Você pode instalá-los em locais estratégicos, como cabeceiras de camas, banheiros e cosinhas, prevendo um possível acidente e acelerando a ajuda nesses momentos.

A segurança do idoso depende de uma série de fatores. Embora a atenção tenha que ser constante, existem alguns cuidados que podemos tomar para minimizar os riscos. Além disso, esses passos rápidos podem trazer uma qualidade de vida expressiva à vida de seu ente querido.

Se você tem interesse em segurança do idoso, certamente vai aproveitar nossos conteúdos sobre mobilidade e qualidade de vida. Por que não aproveita e segue nossa página no Facebook?

Cuidar de pacientes em casa
 
Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0