dificuldade de locomoção dificuldade de locomoção

Dificuldade de locomoção: quais são as principais causas?

4 minutos para ler

A dificuldade de locomoção é algo que requer atenção, já que pode aumentar o risco de quedas com consequências graves. Mas o que leva essa condição a ocorrer? Uma das razões é o envelhecimento, que provoca o enfraquecimento muscular. Portanto, essa população precisa de uma atenção especial e, muitas vezes, de um equipamento auxiliar.

No entanto, há outras causas relacionadas a doenças e que exigem o tratamento médico. Felizmente, na maioria das vezes, elas são reversíveis e a pessoa só precisa de um tratamento temporário. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

Dor

A dor é uma das principais causas de dificuldade de locomoção. Ela pode surgir espontaneamente, após impactos, após infecções, no pós-cirúrgico etc. Felizmente, na maioria das vezes, ela é transitória, mas pode durar desde horas a meses. Para evitar o forte incômodo, a pessoa adota o que chamados de movimentos de “defesa”, isto é, adota posições fixas nos membros dolorosos.

Esse é o caso de quem sofre de algum processo inflamatório nos nervos, nos ossos ou nas articulações. Isso gera um aumento da percepção do estímulo doloso. Com o tratamento certo, como a imobilização ou o uso de medicamento, pode haver uma melhora significativa com o tempo.

Lesões do aparelho locomotor

São aquelas lesões que atingem os músculos, os ossos e as articulações. Elas podem causar dificuldades de movimentos permanentes ou transitórias.

O exemplo mais comum no nosso cotidiano são as fraturas (quebrar o osso). Na maioria das vezes, elas são reversíveis. Todavia há também aquelas permanentes, que são mais frequentes em idosos. No entanto, há outras causas frequentes, especialmente em esportistas, como o rompimento de tendão ou de ligadura.

Lesões nervosas

As lesões nervosas merecem atenção especial, pois podem ser irreversíveis. Sua principal causa são os traumas. Elas podem acometer nervos específicos, gerando uma imobilidade parcial de um só lado do corpo. Assim, a pessoa pode precisar de um apoio para a andar e de algumas sessões de fisioterapia.

Em alguns casos, há o acometimento direto da medula espinhal, o que pode gerar a paralisia total dos membros inferiores. Essa condição é potencialmente irreversível e a pessoa precisa do auxílio de uma cadeira de rodas. Em alguns casos, a fisioterapia ajuda a recuperar os movimentos em algum nível funcional.

Doenças de nervos periféricos

A principal causa de doenças dos nervos periféricos é a polineuropatia diabética, uma condição que só surgem se a pessoa não controlar bem a Diabetes Mellitus. O excesso de açúcar no sangue provoca uma lesão nos nervos das pernas, que perdem progressivamente a funcionalidade. Assim, a pessoa se machuca várias vezes sem perceber.

Como o diabético também tem problemas de cicatrização e de imunidade, bactérias podem infectar o local e gerar problemas gravíssimos. Em alguns casos, é preciso amputar os membros.

Acidentes vasculares cerebrais (AVC)

O AVC ocorre quando uma área do cérebro para de receber sangue, sendo de lá que vêm os comandos para a movimentação dos músculos. Por isso, dependendo do tamanho da lesão cerebral, pode haver a perda parcial ou total da mobilidade. Em muitos casos, somente um lado do corpo é acometido.

Doenças degenerativas

As doenças neurodegenerativas vão causando lesões progressivas nos neurônios do sistema nervoso. Assim, as dificuldades de locomoção evoluem insidiosamente até provocar a imobilidade, o que pode levar anos ou alguns meses. Podemos citar a Doença de Parkinson como exemplo. Nela, a pessoa começa com uma pequena rigidez muscular até evoluir para quadros graves de tremores que a impossibilitam de permanecer em pé sem um apoio.

Diante de qualquer dificuldade de locomoção, o primeiro passo é sempre procurar a ajuda médica. Assim, um profissional fará o diagnóstico adequado e prescreverá o tratamento certo.

A partir disso, é possível buscar algumas adaptações na vida das pessoas, como mudança de trabalho, reformas de acessibilidade na sua residência etc. Nesse sentido, alguns equipamentos são imprescindíveis para que a pessoa volte a ter uma vida funcional, como as cadeiras de rodas, os andadores, entre outros.

Você sobre com alguma dor crônica que está atrapalhando sua locomoção? Então, confira o nosso post sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0