o que é novembro azul o que é novembro azul

O que é novembro azul? Saiba mais sobre essa campanha

3 minutos para ler

O Novembro Azul é uma campanha de saúde pública que ocorre todos os anos para informar as pessoas sobre o câncer de próstata. Nele, o Governo e o setor privado investem bastante na divulgação da importância das consultas médicas e do exame de toque retal para o diagnóstico da doença.

Há uma mobilização muito grande e faixas das cores azuis são colocadas em vários prédios públicos para chamar a atenção da população. Então, se quer cuidar melhor da saúde, aproveite essa oportunidade para se consultar com um profissional.

Para ajudá-lo nessa jornada, reunimos as principais informações sobre esse mês aqui no nosso post. Acompanhe!

O que é Novembro Azul?

Um dos grandes desafios da saúde pública é a resistência dos homens em ir a consultas médicas periodicamente. Mesmo quando estão doentes, muitos deles preferem suportar os sintomas em vez de procurar ajuda.

Assim, muitas vezes, as doenças já estão em estágio avançado ou com um elevado nível de gravidade. Isso tem uma consequência muito negativa: o diagnóstico tardio piora bastante as chances de sucesso do tratamento.

No caso do câncer, essa regra é ainda mais importante. Afinal, as chances de cura com a identificação precoce são altas. Por outro lado, quando ele já invadiu outras estruturas ao redor ou apresentou metástases, o tratamento deve ser bastante agressivo, com quimioterapia e radioterapia. O pior é que, muitas vezes, não há sucesso.

O câncer de próstata é o mais frequente nos homens, e sua incidência aumenta muito com o envelhecimento, principalmente nos idosos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registrados mais de 68 mil novos casos da doença em 2018. Devido a essa alta frequência, o Ministério da Saúde resolveu fazer a campanha do Novembro Azul.

Ela foi inspirada principalmente em outra ação bem-sucedida realizada mundialmente, o Outubro Rosa, cujo principal objetivo é a conscientização da mulher a respeito do câncer de mama. Nessas datas, há muita publicidade sobre o tema e um convite para o autocuidado.

Qual o seu principal objetivo?

Inicialmente, seu foco era fazer com que os homens acima de 50 anos fossem às consultas médicas para a realização de exames de rastreio de câncer de próstata. O mais conhecido é o toque retal, no qual o profissional insere seus dedos pelo orifício anal para que ele possa analisar alterações na próstata. Outra possibilidade é um teste no sangue muito simples, o PSA, que, em valores muito elevados, indicam uma maior chance de câncer.

No entanto, nos últimos anos, a campanha tem também sido utilizada para incentivar, de forma geral, o autocuidado com a saúde pelos homens. Então, outras doenças mais comum no sexo masculino também são citadas para que eles sejam mais frequentes nas consultas médicas.

A prevenção e os cuidados de saúde são essenciais para que você mantenha o seu bem-estar por muitos anos. Portanto, agora que você sabe o que é o Novembro Azul, talvez seja a hora de você finalmente procurar um médico de sua confiança. Assim, você poderá evitar a grande maioria das doenças!

Essa campanha é essencial para a saúde do homem, não é mesmo? Então, não deixe de compartilhar o nosso post nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0