Tipos de cadeira de roda: como escolher?

3 minutos para ler

Escolher bem entre tipos de cadeira de roda determinará o bem-estar do usuário em relação a seu uso. Além de facilitar a locomoção, esse equipamento deve também facilitar a vida do indivíduo, proporcionando conforto e segurança. Assim, a pessoa com deficiência ou o paciente em recuperação poderão ter sua funcionalidade recuperada da melhor forma possível.

Contudo, você sabe quais são os principais modelos? Quais são as características de cada um deles? Por essa, razão preparamos este post especialmente para você, acompanhe!

Como escolher entre os tipos de cadeira de roda para você?

Não há uma regra única para a escolha de um modelo de cadeira de rodas. Tudo dependerá das suas necessidades e preferências. A seguir, explicamos as principais características de cada modelo.

Dobrável

Esse modelo é o mais comum no mercado. Ele tem a estrutura do assento em forma de X, o que permite a sua dobra no eixo vertical e, geralmente, seu encosto é maleável, a fim de permitir essa operação. Assim, não são indicadas para quem precisa ou prefere um escoro duro.

Mesmo assim, é uma opção bastante versátil e prática, pois, quando dobrada, ocupa pouco espaço. Isso facilita o seu transporte e o armazenamento

Cadeira de rodas monobloco

As cadeiras de rodas monobloco contam com uma estrutura de suporte ao acento inteiriça. Assim, elas não podem ser dobradas horizontalmente para facilitar o armazenamento. No entanto, apresentam muitas outras vantagens.

Elas são muito mais estáveis e proporcionam um maior conforto para a coluna vertebral. Para facilitar o transporte do equipamento em carros, elas podem ser dobradas verticalmente, o que ajuda a economizar muito espaço.

Elas são ideais para as pessoas que têm um maior nível de independência, com imobilidade parcial ou uma dificuldade de locomoção moderada.

Motorizada

Grande parte dos modelos motorizados são também monobloco devido ao espaço ocupado pelo motor. Entretanto, há modelos dobráveis surgindo no mercado.

Seu principal diferencial é o controle eletrônico da direção da cadeira. Assim, o usuário não precisa fazer força mecânica com os braços para fazer as rodas girarem. O oferecem muito mais autonomia e praticidade, sendo essenciais para quem perdeu a funcionalidade dos braços.

Manual

A manual utiliza a nossa força braçal para executar os movimentos. Apesar de algumas limitações, ainda é o modelo mais utilizado por ser bastante acessível e prático.

Quais acessórios podem melhorar o conforto e a segurança da cadeira de rodas?

Felizmente, hoje em dia, os usuários desses equipamentos contam com vários acessórios para melhorar a experiência de uso, como:

  • encosto rígido, que pode melhorar a postura nos modelos dobráveis;
  • almofada auxiliar de alta densidade, a qual ajuda a prevenir erros posturais;
  • dispositivos anti-tombos, que podem ser instalados nos braços e nas pernas da cadeira para evitar acidentes.

Portanto, não há um tipo de cadeira de rodas certo pra todas as necessidades, há equipamentos que têm mais funcionalidade para certas ocasiões. À medida que são acrescentadas novas ferramentas, o preço pode variar bastante. Então, antes de fazer uma escolha, pesquise os principais produtos disponíveis no mercado.

Quer conhecer os tipos de cadeira de roda oferecidos pela Locaset? Entre em contato com a gente para que possamos dar uma consultoria completa para a sua decisão!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0