alugar cama hospitalar alugar cama hospitalar

Quando é preciso alugar uma cama hospitalar para tratamento em casa?

6 minutos para ler

Atender pessoas com necessidades especiais pode envolver várias mudanças no cotidiano. Desde modificações na dieta até alterações em móveis e estruturas da residência, o cuidado deve ser contínuo. Se você já pensou em alugar cama hospitalar, é provável que tenha ficado com algumas dúvidas: afinal, quando ela é indicada? É melhor comprar ou alugar? Quais outros cuidados são necessários?

Neste artigo, falaremos as principais informações que você precisa saber sobre alugar cama hospitalar. Contaremos com uma entrevista exclusiva do dr. Eduardo de Souza Meirelles, geriatra e reumatologista com ampla experiência no assunto. Continue lendo para saber mais!

Quando é necessário alugar uma cama hospitalar?

Segundo o dr. Eduardo, “sempre a melhor forma de se assistir àquela pessoa enferma é a Assistência Domiciliar”. Isso significa que o aluguel de uma cama hospitalar tem ampla indicação: ela é preferível sempre que aparelhos e recursos semelhantes aos usados no hospital fornecerem um suporte melhor ao paciente. É necessário também levar em consideração os recursos humanos e financeiros disponíveis.

Atualmente, a prevalência de doenças crônicas vem aumentado consideravelmente. Ela se deve a melhores condições de tratamento e ao aumento da expectativa de vida. Por isso, conviver por longos anos com doenças como câncer ou insuficiência cardíaca vem se tornando cada vez mais comum.

Muitas vezes, as doenças crônicas podem ser incapacitantes. Descontrole de esfíncteres e dificuldade de movimentação são algumas situações que podem ocorrer e se prolongar por meses. Nesse contexto, a assistência profissional — como de fisioterapeutas e enfermeiros — pode ser constantemente necessária. E, como internações hospitalares são desconfortáveis e predispõem a outras circunstâncias, alugar cama hospitalar pode ser uma opção.

Lembre-se de que essa é uma decisão compartilhada. Isso significa que tanto a equipe multidisciplinar quanto o paciente e familiares devem estar envolvidos no processo. O objetivo de qualquer intervenção é sempre melhorar a qualidade de vida do tratado e facilitar seu cuidado.

Qual a diferença em relação à cama convencional?

Pacientes que precisam de cuidados mais estreitos frequentemente estão acamados. Essa é uma situação que predispõe a outras complicações, como escaras na pele: quando se fica muito em uma posição, a pressão do corpo gera machucados que são mais difíceis de se fechar. A prevenção de escaras consiste em mudança de posição na cama e fisioterapias.

O dr. Eduardo nos explica que existem modelos específicos para cada paciente. Elas são escolhidas conforme o conforto e a segurança necessários, se adequando à situação financeira e ao quadro clínico. Um maior número de movimentos, por exemplo, facilita a mudança de posição e diminui o risco de escaras.

Outro diferencial da cama hospitalar é a presença de grades. Algumas doenças dificultam o equilíbrio, aumentando a chance de quedas e acidentes. Por isso, é fundamental que o leito de repouso desses pacientes seja protegido com grades que o impeçam de cair. Essas estruturas são móveis, podendo ser giradas e facilitando, por exemplo, o cuidado de médicos e fisioterapeutas.

Além disso, os leitos também contam com um mecanismo que regula a altura de quem está deitado. Isso é especialmente útil durante procedimentos fisioterápicos, para evitar que o cuidador fique muito encurvado. Como a assistência ao paciente é constante, alugar cama hospitalar também fornece conforto a quem o acompanha.

Quando comprar e quando alugar?

O dr. Eduardo nos conta que o aluguel é mais vantajoso quando a necessidade é de curto a médio prazo. Comprar, por outro lado, pode ser melhor em períodos maiores. Camas hospitalares são equipamentos caros, variando de preço entre R$7.000 e R$12.000. O investimento deve considerar o tempo que o paciente precisará de assistência constante.

Alugar cama hospitalar, por outro lado, é mais acessível a curto prazo. Caso o paciente tenha previsão de retorno às atividades cotidianas em alguns meses, por exemplo, essa pode ser a melhor opção. Realizando um orçamento detalhado, também é possível oferecer um conforto maior a um menor preço com o aluguel.

Quais outros materiais podem ser necessários?

Segundo o dr. Eduardo, uma série de modificações pode ser necessária no cuidado domiciliar. Poltronas de descanso, por exemplo, facilitam que o paciente modifique sua posição e evita a incidência de úlceras. Pessoas com dificuldade de locomoção também podem se beneficiar de muletas e cadeiras de banho. A escolha de qualquer recurso deve se adequar às necessidades de cada indivíduo e ser feita em conjunto com a família e os médicos assistentes.

Além de recursos hospitalares, alguns acessórios são acessíveis e podem ser de grande valia no acompanhamento. Oxímetros, aparelhos de medir pressão e termômetros são exemplos de equipamentos úteis e de baixo custo. Ajustes na estrutura da casa, como o banheiro adaptado, também podem ser necessários no cuidado.

Por fim, o dr. Eduardo nos recorda que a equipe que atenderá o paciente em cuidado domiciliar é composta por vários profissionais. Enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas integram a equipe multidisciplinar desse cuidado. É interessante que a escolha dos equipamentos necessários seja discutida também com esses profissionais.

Quando optar pela cama hospitalar?

A decisão pelo aluguel de uma cama hospitalar pode ser alvo de estigmas. O pensamento de que o paciente está em fase terminal, por exemplo, pode ser angustiante e fazer com que se evite pensar no assunto. No entanto, a melhor abordagem para se tomar essa decisão é entender que ela pode ser o caminho para o melhor cuidado possível para o enfermo.

Algumas situações que indicam que está na hora de cogitar a ideia são a perda de controle dos esfíncteres, dificuldade de movimentação dentro de casa, risco aumentado de quedas, visitas constantes de profissionais da área da saúde e internações frequentes. Caso você tenha alguma dúvida, o melhor é conversar com seu médico assistente e expor a opção ver a opinião dele.

Nós, da Locaset, acreditamos que oferecer conforto e um atendimento personalizado são essenciais. Somos referência no aluguel de equipamentos hospitalares para atendimento residencial e atendemos em São Paulo e regiões próximas.

Entre nossos diferenciais estão a entrega em domicílio e a facilidade na locação. Contamos também com uma cama motorizada americana importada, com 16 posições possíveis.

Se você está pensando em alugar cama hospitalar, o melhor é não delongar sua decisão. Entre em contato conosco e forneça o melhor para quem sempre cuidou de você.

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0