Banheiro adaptado: como garantir mais conforto para o paciente? Banheiro adaptado: como garantir mais conforto para o paciente?

Banheiro adaptado: como garantir mais conforto para o paciente?

3 minutos para ler

Enfrentar uma doença na família não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, as mudanças que ela implica no cotidiano são inesperadas e tarefas do dia a dia se tornam desafios.

Dentre vários contratempos que podem surgir, as dificuldades em relação às necessidades básicas é um dos mais preocupantes.

Nesse sentido, o banheiro adaptado pode ser uma boa opção para garantir o bem-estar do paciente.

A adaptação reúne informações de arquitetura, engenharia e medicina para ser realizada. Todas essas áreas do conhecimento contribuem para minimizar o desconforto e melhorar a vida de quem está com necessidade especial.

As modificações no espaço físico podem tornar esse momento mais leve e fácil de lidar.

Pensando nisso, este artigo trará algumas dicas de como adaptar seu banheiro para pessoas com necessidades específicas. Falaremos sobre adaptações para o banho, no box e no vaso sanitário. Vamos lá?

Troque o assento do vaso sanitário

O vaso sanitário clássico, que comumente usamos em nossas residências, é projetado para adultos saudáveis. Por esse motivo, não é recomendado que seja utilizado para crianças ou pacientes com problemas de mobilidade. Nesses casos, o uso de um assento especial pode ajudar.

O assento especial para vaso sanitário é um produto que proporciona algumas facilidades para o usuário: ele pode ser levantado, facilitando o uso de quem é portador de muletas ou cadeiras de rodas por exemplo.

Além disso, alguns assentos já vêm com suportes laterais, que possibilitam maior equilíbrio e diminuem o risco de quedas.

Tome bastante cuidado no banho

Pacientes com necessidades especiais — principalmente idosos — têm uma propensão maior a quedas. Eles podem ter distúrbios ósseos ou alterações na pressão arterial que alteram seu equilíbrio. No local de banho, onde o piso fica mais escorregadio, esse risco é ainda maior.

Para facilitar o processo para esses pacientes, o uso da cadeira de banho pode ser fundamental. Ela permite uma higiene sem risco de quedas, em que o paciente pode ficar sentado e, caso necessário, ser assistido por um cuidador. Por ser larga e antiderrapante, ela evita que acidentes ocorram e traz maior segurança para o cotidiano do paciente.

Adapte portas e boxes

Como mencionamos, o uso da cadeira de banho pode ser uma necessidade. Como ela é larga, fornecendo ainda mais suporte, demanda alterações nos locais por onde passará. O banheiro adaptado pode, portanto, precisar de alterações em portas e boxes para facilitar a passagem da cadeira.

Portas com rolamento horizontal são mais fáceis de manusear e podem poupar espaço. Alterações em boxes vão desde sua largura até sua composição — portas feitas de vidro, por exemplo, se envolvidas em um acidente, podem ser motivo de cortes e ferimentos mais perigosos.

Caso seja inevitável que a porta seja de vidro, e não de outros materiais, o uso do vidro temperado é uma opção interessante.

Essas são algumas das alterações que um banheiro adaptado pode fornecer ao cotidiano de um paciente com necessidades especiais.

Lembre-se de que cada caso deve ser avaliado individualmente para que se possa otimizar o conforto do paciente.

Se você quer aprender mais sobre o assunto e receber outras dicas para o convívio com um paciente com condições especiais, o que está esperando? Assine a nossa newsletter!

Cuidar de pacientes em casa
Cuidar de pacientes em casa
Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0