como usar muletas como usar muletas

Afinal, como escolher e como ensinar alguém a usar muletas?

4 minutos para ler

As muletas são dispositivos auxiliares de marcha que atuam oferecendo apoio e estabilidade para o paciente, permitindo que ele consiga se locomover com mais segurança e conforto.

São equipamentos auxiliares importantes para o paciente que está com mobilidade reduzida temporariamente, pois atuam reduzindo o peso sobre os membros inferiores, permitindo um processo de recuperação mais eficiente.

Encontrar o modelo ideal para o paciente faz toda a diferença para seu bem-estar no momento da caminhada. Por isso, neste artigo nós vamos mostrar como escolher o modelo ideal e a melhor forma de ensinar o paciente a como usar muletas. Continue a leitura para entender!

Como escolher o melhor modelo de muletas?

Existem dois tipos principais de muletas: as axilares e as canadenses. O primeiro tipo é mais popular e conta com o ponto de apoio na região da axila, permitindo que o paciente se mova com um apoio reduzido dos membros inferiores, em comparação com o tipo canadense.

No entanto, a muleta do tipo axilar é mais incômoda e, se usada incorretamente, pode causar compressões vasculares e até mesmo lesionar a área que fica em contato com o apoio axilar.

Já as muletas canadenses, também conhecidas como muletas de antebraço, têm um “encaixe” no antebraço, permitindo que o paciente fique com as mãos livres. Ela costuma ser mais cara, mas proporciona uma marcha mais confortável.

Também é importante considerar o material na hora de escolher a muleta ideal. As de madeira costumam ser mais baratas, mas são mais pesadas em relação às de alumínio.

Para pacientes com mobilidade temporariamente reduzida, alugar uma muleta pode ser uma forma econômica de usufruir o modelo ideal e o melhor material, sem ter que arcar com o preço integral do equipamento.

Como ajustar a muletas?

Considere que o apoio de mão deve ficar a uma altura confortável quando o paciente estiver de braços esticados. Em geral, deve estar situado na altura do quadril, na cabeça do fêmur. Já em relação à distância horizontal, a muleta deve ter uma distância de pelo menos 10 centímetros da lateral do pé.

Qual é a maneira ideal de usar muletas?

O paciente deve manter a postura e a cabeça eretas, evitando olhar para o chão. No caso das muletas axilares, devem estar posicionadas cerca de 3 centímetros abaixo da axila.

Podemos pensar no movimento como um triângulo. O pé ou a perna saudável vai no meio e as duas muletas compõem cada lado do triângulo. Assim, o paciente reveza: coloca a muleta 30 centímetros à frente, dá um “pulinho” com o pé não lesionado e, com o pé no chão, coloca a muleta à frente novamente.

Quando o paciente deve andar com uma ou duas muletas?

Em geral, isso depende da natureza da lesão e do estágio do processo de recuperação do paciente. Para machucados mais graves, onde há a impossibilidade de usar um dos membros, o uso das duas muletas é indicado. No entanto, apenas um profissional poderá avaliar com precisão.

Assim, você viu como usar muletas, quais são as diferenças entre as axilares e as canadenses, quais fatores levar em conta na hora de escolher o modelo ideal e também por que o aluguel de equipamentos hospitalares pode ser uma alternativa econômica. Vale ressaltar que é sempre importante consultar um especialista, pois só ele será capaz de indicar um equipamento adequado, de acordo com a natureza da lesão.

E aí, gostou deste post? Quer saber mais sobre como melhorar a qualidade de vida do paciente que está temporariamente com mobilidade reduzida? Então confira o artigo que preparamos sobre os cuidados necessários ao alugar equipamentos hospitalares!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0