como ter uma rotina saudável como ter uma rotina saudável

Aprenda como ter uma rotina saudável mesmo com os desafios do dia a dia

4 minutos para ler

Saber como ter uma rotina saudável é a melhor arma para enfrentar os desafios do dia a dia com propriedade. Além de nos fornecer maior disposição física, ela também nos auxilia com clareza mental e animação, assim, conseguimos tomar as melhores decisões, buscar nossos objetivos e desfrutar do que a vida tem de melhor.

Porém, nem sempre é fácil conciliar hábitos saudáveis com a correria cotidiana. Para ajudar nesse processo, elencamos algumas medidas simples que farão uma grande diferença na sua rotina. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Tenha uma boa noite de sono

O poder de uma boa noite de sono é muito maior do que imaginamos. Além de fazer nosso corpo descansar para o próximo dia, ela também é fundamental para nossa memória e nossa saúde, no geral. Pessoas que dormem menos do que necessitam têm mais problemas de saúde, são mais ansiosas e tendem a ganhar mais peso.

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, as horas de sono diárias variam conforme a idade: adultos devem dormir entre 7 e 9 horas por dia, enquanto idosos deveriam se manter entre 7 e 8 horas. Ela recomenda que não devemos dormir nem de mais, nem de menos — embora essa última situação seja bem mais comum.

Pratique exercícios físicos

Praticar atividades físicas é fundamental para o corpo e para a mente. Ela nos deixa mais fortes, mais calmos e menos propensos a lesões e doenças. A Organização Mundial da Saúde indica que 75 a 150 minutos semanais de atividade aeróbica — como corrida ou natação —, podem ajudar na prevenção de muitas enfermidades. Entre elas estão a pressão alta, o diabetes e até o câncer.

Portanto, não deixe para depois: reserve desde já um tempo na sua rotina para os exercícios físicos e cuide melhor da sua saúde. Existem diversas modalidades possíveis e opções ideais para o seu bolso, sua idade e seus objetivos.

Escolha alimentos mais saudáveis

Comer fora de casa não é necessariamente sinônimo de se alimentar mal. Com certeza, na sua empresa ou nos arredores, existe a opção de se alimentar bem e escolher os alimentos certos.

Opte sempre pelos alimentos naturais, como legumes, frutas, verduras e carnes. Eles contêm todos os nutrientes, vitaminas e minerais que precisamos para que nosso corpo funcione a todo vapor. Além de proporcionar mais energia, eles vão melhorar seu humor e seu sistema imunológico.

Alimentos ricos em farinha, açúcar e produtos fast food devem ser evitados sempre que possível. Além de serem menos eficientes que os naturais, eles podem contribuir para o ganho de peso e aumentar o risco de doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes.

Seja organizado

Parece ser muito complicado aliar descanso adequado, boa alimentação e exercícios físicos na sua rotina agitada. Com um pouco de organização, no entanto, fica tudo muito mais fácil. Um exemplo simples, que pode ser colocado em prática ainda hoje, é planejar sua rotina na noite anterior: essa prática auxilia a já acordar com seus objetivos em mente e focar naquilo que mais importa.

Em meio aos desafios do dia a dia, temos que criar mecanismos para não deixar uma rotina saudável ficar em segundo plano. Ter em mente que sua saúde depende de pequenos gestos diários (e que você é responsável por eles) é fundamental. Não importa quão corrida esteja sua rotina, não deixe de cuidar de você!

Gostou de saber como ter uma rotina saudável? Conhece mais alguém que precisa de ajuda para colocar em prática essas dicas? Se sim, compartilhe este post em suas redes sociais e nos ajude a disseminar essas informações!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0