Casa adaptada: 4 dicas para tornar o lar muito mais mais seguro Casa adaptada: 4 dicas para tornar o lar muito mais mais seguro

Casa adaptada: 4 dicas para tornar o lar muito mais mais seguro

4 minutos para ler

Passar por um período de necessidade especial, seja ela permanente ou transitória, pode ser desafiador. Em um primeiro momento, pode-se pensar que uma cadeira de rodas ou o uso de muletas resolve o problema; no entanto, quando se cuida de alguém com necessidades especiais no domicílio, esses equipamentos podem não ser suficientes. Qual a necessidade de uma casa adaptada, afinal?

Em geral, a primeira experiência com uma redução de mobilidade ocorre em um hospital. Ela pode se dar em decorrência de algum acidente ou em função de alguma condição que demande muito tempo de cama, por exemplo. No ambiente hospitalar, o suporte para essas situações torna a adaptação menos difícil: camas com grades, banheiros adaptados e auxílio de enfermeiras podem auxiliar nesse processo. Uma cama hospitalar para uso em domicílio também pode ser uma boa estratégia.

Quando ocorre a transferência para a própria residência, o suporte profissional não é mais tão próximo; por isso, devemos nos atentar a alguns detalhes para facilitar a adaptação e minimizar o risco de acidentes. Falaremos a seguir de 4 dicas essenciais nesse processo. Vamos lá?

1. Diga adeus aos tapetes

Tapetes são um dos decorativos mais utilizados nas casas. Eles trazem conforto, personalizam o ambiente e evitam que o chão seja arranhado ou danificado. Tudo de bom, certo?

Quando se fala em redução de mobilidade, errado! Nesse contexto, menos é mais: quanto mais acessórios, utensílios e decorações, maior a chance de algum acidente. O uso de tapetes favorece os escorregões, quedas e tropeções. O ideal é que o ambiente seja o mais amplo e livre possível, favorecendo uma movimentação sem riscos e restrições.

2. Invista nos corrimões

Uma das modificações mais comuns numa casa adaptada a pacientes com mobilidade reduzida é o uso de corrimões. Essa não é uma dica supérflua. De fato, usar corrimões em escadas e até corredores facilita a movimentação nesses contextos. Além de tornarem o movimento mais fácil, eles também evitam a queda por falta de equilíbrio e sustentação.

Caso você esteja passando por um momento transitório de necessidade especial, pode parecer custoso instalar corrimões em toda a residência. A melhor dica, nesse cenário, é optar pelo design inteligente: os corrimões podem ser colocados preferencialmente em locais de maior dificuldade, como uma grande escada ou um longo corredor.

Não descarte a opção de consultar um arquiteto para te auxiliar nessa escolha!

3. Preste atenção às tomadas

A instalação elétrica de qualquer residência é, acima de tudo, estratégica. Quando ela é realizada, fatores como densidade de eletrônicos nos locais e proximidade com outros móveis fazem toda a diferença. Mas um fator de que muitos se esquecem é a possibilidade de alguma necessidade especial de algum dos moradores.

Para essas pessoas, se abaixar para acessar alguma tomada pode ser um processo doloroso ou até mesmo perigoso. Por isso, o ideal é que as tomadas fiquem ao alcance das mãos, evitando locais extremamente baixos ou altos.

Caso você já tenha realizado a instalação elétrica, não se preocupe. Você pode substituir suas molduras por aquelas que possuem 2 ou 3 módulos, em locais preferenciais. Assim, você facilita o acesso a elas e diminui o risco de acidentes. Isso também pode ajudar caso você esteja cuidando de alguém que utiliza uma cadeira de rodas infantil.

4. Alargue portas e boxes

Em algumas situações, as reformas são mandatórias. É o caso, por exemplo, de pacientes idosos com restrição de movimento ou com doenças progressivas. É para esses quadros que uma mudança mais profunda é requisitada para a casa adaptada.

A principal alteração que se deve pensar é em relação à largura de portas, boxes e corredores. Passar por locais estreitos pode ser desafiador para essas pessoas com necessidades especiais. Além disso, muitas vezes são utilizados outros acessórios, como cadeiras de banho, que requerem um ambiente mais espaçoso. Não hesite em reformas mais suntuosas, que objetivem o conforto e a segurança dos moradores da residência.

Em um cenário de necessidades especiais, uma casa adaptada envolve detalhes sobre os quais muitas vezes não pensamos. Ter essas dicas em mente facilita o processo de adaptação e traz maior segurança ao seu dia a dia. Dê atenção a todas essas peculiaridades!

Se quer saber mais sobre conteúdos voltados especialmente para pessoas com necessidades especiais, assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0