cuidados com cadeirantes cuidados com cadeirantes

Cuidados com cadeirantes: 4 dicas essenciais

3 minutos para ler

Qualidade de vida, segurança, conforto são itens essenciais na recuperação daquele que está com mobilidade reduzida. No entanto, para o cuidador, é sempre um desafio saber como tornar o dia a dia do cadeirante mais confortável.

Neste artigo, separamos 4 dicas de cuidados com cadeirantes para melhorar a vida daquele que está com essa necessidade especial! Continue lendo para descobrir quais são!

1. Ofereça um ambiente adaptado

É muito importante que o paciente se sinta bem dentro de sua casa. E “se sentir bem” não significa apenas ter comodidade física, mas também, dependendo do grau de mobilidade, ter a possibilidade de autonomia.

Desse modo, quando falamos em um ambiente adaptado, devemos pensar em um lugar capaz de oferecer conforto e independência para a pessoa. Confira algumas dicas para adequar a residência.

Manter os objetos ao alcance do cadeirante

Guarde os utensílios de cozinha a uma altura que o cadeirante possa enxergar e alcançar. O mesmo vale para roupas, sapatos, livros etc. Essa autonomia, à primeira vista sutil, é bastante expressiva no dia a dia do cadeirante.

Retirar os tapetes e outros obstáculos do chão

Os tapetes podem criar um desnivelamento no chão e embolar nas rodas da cadeira, causando acidentes. Também considere adotar pisos antiderrapantes, pois oferecem mais segurança ao cadeirante.

Garantir que haja espaço para manobrar a cadeira de rodas

Caso não seja viável reformar a casa adicionando corredores mais largos, considere afastar os móveis e/ou retirar parte da mobília do ambiente. Isso ajuda o paciente a se locomover com mais conforto e fazer manobras com a cadeira.

2. Conheça as limitações do cadeirante

No processo de recuperação, é importante oferecer uma atitude positiva. No entanto, devemos tomar cuidado para não sermos excessivamente positivos ou, ainda, deixar o cadeirante desconfortável.

A melhor forma de lidar com um paciente que está com mobilidade reduzida é com naturalidade. Para isso é importante reconhecer suas limitações e respeitar suas capacidades e necessidades.

3. Promova a interação social

Conviver com outras pessoas, principalmente pacientes que também estejam em situação de mobilidade reduzida, é importante no processo de recuperação do paciente. Promover a troca de experiência ajuda o cadeirante a se sentir parte de uma comunidade, adotando uma visão mais otimista de si mesmo.

4. Avise antes de começar a empurrar a cadeira de rodas

Antes de começar a conduzir a cadeira de rodas, é muito importante avisar ao cadeirante que você vai fazê-lo. Além disso, algumas outras dicas no manejo da cadeira de rodas são:

  • observar o caminho. Evite desníveis, buracos, degraus etc.;
  • pedir ajuda para subir e descer escadas;
  • posicionar a cadeira de rodas de frente para a rampa, quando for para subir, e de ré, quando for para descer;
  • observar a inclinação da rampa antes de subir ou descer;

Portanto, entendemos como a segurança e bem-estar são importantes no processo de recuperação e vimos algumas dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente que está com mobilidade reduzida.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais como auxiliar na recuperação e tornar melhor o dia a dia daquele que está com necessidade especial? Então, confira o nosso artigo sobre a importância da cadeira de rodas higiênica.

Posts relacionados

Deixe uma resposta


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0