O momento em que o banho no leito começa a ser necessário pode trazer muitas dúvidas ao cuidador: afinal, como ajudar o paciente sem molhar a cama? Quais cuidados devem ser tomados nesse momento? Existe uma maneira certa de dar o banho no leito? É necessário adaptar os espaços físicos da residência?
Antes de tudo, é fundamental compreender a importância desse ato de carinho e cuidado. Manter a higiene, enquanto acamado, é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Além disso, essa prática previne infecções e complicações da doença de base, como as temidas escaras.
Por isso, separamos três passos para que você consiga responder suas dúvidas e realizar um banho no leito de qualidade. Continue a leitura para saber mais!
1. Preparando o material necessário
Antes que você ponha a mão na massa, é necessário separar o equipamento e o material necessários. Garantindo que não esqueceu nada, você evita ter que se afastar constantemente, poupando tempo e diminuindo riscos. Por isso, antes de prosseguir, tenha os seguintes itens à mão:
- roupas e lençóis limpos;
- uma toalha de banho;
- duas gazes, preferencialmente estéreis;
- três litros de água morna, em uma bacia;
- duas esponjas macias;
- sabonete líquido adequado à pele do paciente.
2. Combinando o roteiro com o paciente
Para evitar contratempos durante o banho, é necessário realizar alguns combinados com o paciente. O primeiro deles é o horário: o banho no leito deve ser realizado em um momento confortável tanto para você quanto para ele. Assim, não haverá urgência e o banho será mais adequado.
Outra dica para ficar de olho é em relação às necessidades fisiológicas do paciente. Garanta que ele estará de bexiga vazia e sem vontade de evacuar no momento — isso evitará que ele necessite de outro banho em um curto espaço de tempo. No momento do banho no leito, especificamente, não se esqueça de comunicar ao paciente tudo o que você estiver fazendo.
3. Realize um banho no leito de qualidade
Com os materiais em mãos e o banho acordado, é hora de torná-lo realidade. Em primeiro lugar, retire o travesseiro do paciente e cubra-o com um lençol limpo. Isso facilitará o movimento no leito e, ao mesmo tempo, evitará que o paciente pegue um resfriado.
Como o banho no leito não envolve água corrente, você pode despir uma peça de roupa por vez. É recomendado que se inicie o banho de cima para baixo, iniciando no rosto e finalizando nas costas. Preocupe-se inicialmente com os olhos, limpando-os com as gazes e sem uso de sabonete.
Em seguida, lave o rosto e as orelhas. Nessa etapa, você já pode utilizar uma esponja umedecida e secar o paciente com a toalha. Para o tronco e para os membros superiores, coloque um pouco de sabonete líquido na bacia de água. Comece pelas mãos, vá até as axilas, depois lave o peito e a barriga. Seque a área molhada e suba os lençóis.
Nos membros inferiores, utilize a mesma técnica dos superiores: inicie o banho nos pés, depois suba em direção às coxas. Não se esqueça de secar bem os dedos dos pés, para evitar micoses.
O próximo passo é limpar a região íntima. Para essa tarefa, use a segunda esponja, iniciando na parte da frente e depois limpando a de trás. Essa região também é muito suscetível a infecções, por isso, não se esqueça de secar bem o paciente.
Por fim, vire o paciente de costas e finalize o banho nessa região. Ao final do banho no leito, você pode vesti-lo novamente e voltar com o travesseiro. Não se esqueça de trocar os lençóis molhados por outros secos.
O banho no leito é um ato de amor e cuidado. Realizá-lo com atenção, se preocupando com os detalhes, é a melhor maneira de garantir que não deixou nada para trás. Caso você ainda sinta dificuldades no processo, cogitar o aluguel de equipamentos hospitalares — como camas adaptáveis — pode ser uma boa opção.
Se você gostou de saber como fazer o banho no leito, que tal se inteirar de mais conteúdos feitos especialmente para você? Assine nossa newsletter!